SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Prédio da Diretoria de Operações da Codesp será desativado

Prédio da Diretoria de Operações da Codesp será desativado


Fonte: A Tribuna (28 de novembro de 2019 )
Novo endereço é na Avenida Doutor Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, no Macuco (Codesp/Divulgação)

 

O edifício Engenheiro José Armando Pereira, que abrigava a antiga Diretoria de Operações (Dirop) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), será desativado nesta quarta-feira (27). Os funcionários do “prédio do Tráfego” vão atuar no Macuco. A medida visa reduzir as despesas e melhorar a gestão da estatal. Mas preocupa trabalhadores da autoridade portuária.

 

O edifício, que fica na Praça Cândido Gaffrée, entre os armazéns 11 e 12A, começou a ser construído em 1910. O local abrigou por muitos anos o setor de Programação de Atracação e Serviços.

 

Todos os serviços serão realizados no novo endereço, na Avenida Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, nº 32, no bairro Macuco.

 

Para o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária, Everandy Cirino dos Santos, a medida é vista com preocupação, pois é possível que o prédio histórico seja afetado por projetos e obras futuras.

 

A Prefeitura de Santos informou que o edifício está sob proteção integral, desde 2004. Segundo o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), isto significa que suas áreas interna e externa não podem ser descaracterizadas.

 

Segundo a Codesp, a destinação do prédio da Dirop “constará de um estudo do patrimônio histórico e cultural de áreas do Porto de Santos”. Por enquanto, ela não comenta o que será feito no local.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais