SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Itaoca e Peterson firmam parceria para terminal

Itaoca e Peterson firmam parceria para terminal


Fonte: Valor Econômico (28 de novembro de 2019 )

Dando sequência a um memorando de entendimento assinado em setembro do ano passado, a empresa brasileira Itaoca Terminal Marítimo S.A. (Itaoca Offshore), que tem um projeto no litoral sul do Espírito Santo, acaba de assinar com o grupo holandês Peterson Offshore uma parceria e consultoria envolvendo a construção do empreendimento, que na primeira fase terá investimento orçado em R$ 700 milhões.

 

O Itaoca Offshore é um terminal privado (TUP), localizado em Itapemirim, projetado para fornecer serviços logísticos e apoio à cadeia de suprimentos para exploração e produção de petróleo e gás offshore. O empreendimento compreende 10 berços de atracação, m píer de serviço de 300 metros de comprimento, área de armazenamento continental com mais de 600 mil metros quadrados e acesso rodoviário à BR 101, distante 23 km.

 

“A localização é estratégica para operadores que adquiriram ou expandiram seus ativos nas bacias de petróleo e gás capixaba e também na porção norte da bacia de Campos (RJ)”, disse ao Valor o diretor operacional da Itaoca Offshore, Álvaro de Oliveira Jr.

 

Segundo o executivo, a Peterson é um operador portuário internacional de renome, com mais de 100 anos de experiência, sendo cerca de 50 deles dedicados à área de óleo e gás. “É o parceiro ideal para a pré-construção e fase de construção do terminal da Itaoca Offshore”, afirmou.

 

O papel da Peterson será o de apoio no planejamento, lay-out, comercialização e desenvolvimento inicial do Itaoca. Como co-gerente do porto e da logística, vai fornecer suporte operacional para o planejamento estratégico, instalações e gestão do terminal.

 

Em nota, Erwin Kooij, CEO do Peterson Offshore Group, afirmou que a foi identificada uma oportunidade de maior eficiência para transporte de equipamentos e bens consumíveis para plataformas offshore no Brasil. “vamos replicar o modelo que desenvolvemos com grande sucesso no Mar do Norte e internacionalmente”.

 

A construção do terminal está prevista para começar no primeiro trimestre de 2020, disse o diretor. Na fase II da obra, devem ser aportados um pouco mais de R$ 100 milhões – em equipamentos e ampliação da área de armazenagem. Os sócios da Itaoca estão na fase de negociações com investidores financeiros e estratégicos para o empreendimento. O executivo evitou dar mais informações.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais