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CMA CGM pretende fechar 10 terminais marítimos por US $ 968 milhões 


Fonte: Mundo Marítimo (28 de novembro de 2019 )

A CMA CGM obteve um lucro líquido de US $ 45 milhões no terceiro trimestre, reduzindo a perda de nove meses do grupo de transporte e logística para US $ 107 milhões. O número de contêineres transportados no terceiro trimestre aumentou 5,1% em relação ao mesmo trimestre de 2018, para 5,5 milhões de TEUs, o que foi atribuído principalmente ao crescimento do negócio de transporte de curta distância, incluindo integração de contêineres, informou o Loadstar.

 

No entanto, excluindo as receitas da CEVA Logistics, o faturamento caiu 3%, para US $ 5.880 milhões, devido à pressão nas tarifas de frete.

 

Enquanto isso, o setor de logística continuou operando em vermelho, e a CMA CGM disse: “O grupo mantém seu firme compromisso de devolver a CEVA Logistics a um retorno estrutural e sustentável, graças à grande variedade de medidas e investimentos feitos desde o fechamento da aquisição.”

 

No entanto, acrescentou que “devido ao ambiente difícil em certos setores industriais”, foi forçado a adiar seus objetivos de rentabilidade previamente anunciados pelo grupo em dois ou três anos, até 2023/2024.

 

Para melhorar seu balanço altamente alavancado, a CMA CGM disse que planeja levantar US $ 2 bilhões com a venda de terminais de contêineres e com a venda e locação de alguns navios.

 

A CMA CGM pretende vender 10 terminais por US $ 968 milhões para a Terminal Link, empresa que mantém conjuntamente com a China Merchants na qual o grupo de expedição detém atualmente uma participação de 51%. O Terminal Link financiará a compra através de “um aumento de capital de US $ 468 milhões assinado pela China Merchants” e um empréstimo da China Merchants “, que em oito anos se tornará um aumento de capital subscrito pela CMA CGM”.

 

O Terminal Link atualmente possui 13 terminais: Houston (Estados Unidos); Miami (Estados Unidos); Montoir (França); Le Havre (França); Dunquerque (França); Salónica (Grécia); Antuérpia (Bélgica); Tânger (Marrocos); Casablanca (Marrocos); Fos (França); Marsaxlokk (Malta); Abidjan (Costa do Marfim); Busan (Coréia do Sul).

 

A transação está sujeita a aprovações antitruste e outras aprovações regulatórias, mas a CMA CGM espera que seja concluída na primavera (hemisfério norte). O grupo disse que levantaria outros US $ 860 milhões com a venda e locação de navios, mas não especificou os navios envolvidos ou as partes contratantes.

 

Uma fonte do setor disse ao The Loadstar que havia rumores sobre o acordo, que ele disse que “certamente aumentaria” os custos operacionais dos navios do grupo “. Muito dependerá do que eles concordaram com as taxas de fretamento e por quanto tempo o preço fixo é válido “, afirmou. “O mercado está bastante forte no momento, então acho que poderia estar pagando o melhor preço pelo aluguel diário”. Ele acrescentou que “a OOCL fez isso alguns anos atrás, quando não tinha dinheiro e custou muito dinheiro”, disse ele.

 

A CMA CGM também espera arrecadar cerca de US $ 90 milhões com a venda de uma plataforma de logística na Índia e outros US $ 100 milhões com as contas a receber de clientes.

 

Michel Sirat, CFO da CGM da CMA, disse que o grupo espera que as condições do mercado sejam “um pouco melhores no próximo ano” e sugeriu que os regulamentos de baixo teor de enxofre da IMO 2020 restrinjam as tarifas de fornecimento e suporte. frete mais alto.

 

Ele disse que o grupo tentaria repassar carregadores entre US $ 150 e US $ 200 por contêiner para cobrir o custo adicional de ter que comprar combustível com baixo teor de enxofre. Em relação à venda de ativos, a Sirat afirmou que não está prevista nenhuma outra alienação de curto prazo. “Temos muitos ativos e vamos usá-los completamente”, disse ele.


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