SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos Port Authority apoia realização de hackathons

Santos Port Authority apoia realização de hackathons


Fonte: Santos Brasil (26 de novembro de 2019 )

A Santos Port Authority (SPA) está apoiando a realização de dois hackathons, maratonas voltadas ao desenvolvimento tecnológico de soluções para o setor portuário. Direcionados ao desenvolvimento tecnológico de soluções para o setor portuário, os hackathons são uma das metas anunciadas no início da atual gestão da SPA para trazer inovações e soluções criativas e futuramente desenvolver um projeto de incubadoras de startups nas instalações das antigas oficinas da Companhia.

 

Nos dias 7 e 8 de dezembro ocorrerá a Porto Hack Santos, um super hackathon com a maior premiação em dinheiro já paga no país. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Portuários (Abtra), reunirá 60 participantes, distribuídos em 10 equipes. Cada uma deverá ser formada por seis tipos de especialistas: negócios (especialista do porto); marketing/vendas; product owner/service desing; desenvolvedor front end UX/UI; desenvolvedor backend; e um especialista em blockchain, inteligência artificial ou IoT (internet das coisas). Antes, no dia 6, haverá uma solenidade e palestra de abertura.

 

Serão 30 horas para desenvolvimento de projetos para elevar a transformação digital do maior porto da América Latina a um novo patamar de inovação. A premiação é de R$ 60 mil para a equipe campeã e R$ 12 mil para a equipe vice-campeã. Nesta terça-feira (26), às 14 horas, ocorrerá reunião preparatória para o evento, no auditório da Alfândega de Santos.

 

O Porto Hack Santos, que é organizado pela Zero Treze Innovation Space, faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da Abtra, com o objetivo de elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar de inovação.

 

O presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, enfatiza que o envolvimento da SPA mostra seu alinhamento com os interesses regionais e com a busca de soluções inovadoras para o complexo portuário. “Com isso fomentamos novos postos de trabalho que envolvam maior qualificação da mão de obra para atuar com tecnologias mais avançadas”, afirma.

 

Essa é a segunda iniciativa na área de inovação que a SPA apoia neste ano. Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizada a 5ª Edição do Desafio Startup Cidadã, dentro da 5ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos. O evento reuniu desenvolvedores, programadores e inventores que se dedicaram à elaboração de softwares com soluções para negócios.

 

No tema porto, concorreram 4 equipes. O projeto vencedor foi o do grupo 4 MINDS, formado por Victor Gonzalez, Diego de Santana Dias e Rafael Veloso. De acordo com o gerente de Planejamento Logístico da SPA, Roberto Paveck Pinheiro, o grupo apresentou a melhor solução para o problema apresentado em relação ao setor portuário.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais