SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Novo plano do Porto de Santos gera temor por corte de até 2.000 vagas

Novo plano do Porto de Santos gera temor por corte de até 2.000 vagas


Fonte: Folha de S. Paulo (26 de novembro de 2019 )

Autoridades sindicais e trabalhadores do Porto de Santos protocolaram nesta segunda-feira (25), em fórum aberto ao público na cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, uma proposta que será apresentada a Codesp (Companhia das Docas do Estado de São Paulo) requerendo participação no PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento).

 

O principal temor é de que o novo plano, que tem previsão de ser divulgado em fevereiro do ano que vem, conte com a não renovação de contratos com sete terminais gerando, ao menos, duas mil demissões diretas e até cinco mil indiretas.

 

“Fazer uma expansão com demissão é algo totalmente dolorido”, disse Eduardo Lustosa, diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.

 

Uma complicação com relação ao PDZ dificultaria os planos da Codesp de preencher os critérios classificatórios para obter a delegação de autonomia, o que permitirá a empresa voltar a realizar editais de licitação e celebrar contratos de arrendamento, algo hoje centralizado pela Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviários).

 

O encontro foi promovido pela Fundação Settaport e o Fórum da Cidadania de Santos. O presidente da Codesp, Casemiro Tércio de Carvalho, não compareceu ao evento. Assim que anunciada a ausência, o nome foi vaiado por parte dos presentes.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais