SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Santa Catarina pode ganhar Super Porto

Santa Catarina pode ganhar Super Porto


Fonte: Porto e Notícias (25 de novembro de 2019 )

A empresa Super Porto BBS, liberou a divulgação de apresentação do projeto SUPER PORTO, que poderá transformar Balneário Barra do Sul em uma das cidades mais ricas do país.

 

O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um dos maiores empreendimentos portuários vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de 25,5 milhões de m2. O investimento planejado soma R$ 4,8 bilhões.

 

O projeto, de grandes dimensões, prevê a construção em etapas, de 15 terminais portuários para atender, no longo prazo, demandas derivadas da expansão dos negócios internacionais das companhias da região e de todo o Sul do país. O empreendimento vai ter canal de acesso de 18 metros de profundidade para garantir o trânsito de navios de grande porte.

 

O complexo industrial portuário ainda terá indústrias de diferentes segmentos e uma área de zona de processamento de exportação – uma ZPE – atendendo, futuramente, empresas exportadoras com vantagens fiscais. O porto BBS vai ter ramal ferroviário próprio longe de áreas urbanas e três pistas rodoviárias de acesso à BR-101.

 

De maneira complementar, ainda estão previstas áreas de serviços logísticos para 3 mil caminhões, oficinas, borracharia, lojas e hotel.

 

O projeto arquitetônico do complexo é do escritório Jaime Lerner & Associados, de Curitiba. O estudo prevê, ainda, zonas comerciais, unifamiliares residenciais, escolas, universidade, hospital. Uma área de 8,5 milhões de m2 será preservada. mas há tudo por fazer: desde as primeiras autorizações legais dos órgãos federais que atuam no segmento – como a Agência Nacional de Transporte Aquaviário, a Antaq, até órgãos ambientais, como o Ibama, federal, e o IMA, estadual.

 

No litoral norte de Santa Catarina já operam o Porto Privado em Itapoá; o Porto público de São Francisco do Sul; terminais privados em São Francisco do Sul, além do projetado Porto Brasil Sul, também idealizado para São Francisco do Sul.

 

O norte catarinense, tendo Joinville como polo econômico principal, está em localização geo-econômica privilegiada sob o aspecto logístico. E cada vez mais se consolida como ambiente de negócios preferencial para empresários interessados em implantar ou ampliar negócios, notadamente os vocacionados para o comércio exterior.

 


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais