SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Embarcações no Porto de Santos recebem fiscalização sobre descarte de resíduos

Embarcações no Porto de Santos recebem fiscalização sobre descarte de resíduos


Fonte: Santos Port Authority (22 de novembro de 2019 )
Foto: Santos Port Authority

 

A Santos Port Authority (SPA) e órgãos de controle promoveram nesta quarta-feira (20) operação conjunta para fiscalizar o gerenciamento de resíduos em um navio de cruzeiro no Porto de Santos. O objetivo foi verificar as etapas de separação, acondicionamento, destinação e registro da atividade.

 

A operação no “MSC Fantasia” começou às 7h e contou com a participação e colaboração de profissionais da SPA, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Receita Federal.

 

Além do navio, a fiscalização também verificou a prestação de serviço por parte das empresas credenciadas de retirada resíduos para confirmar o cumprimento de normas da SPA e do Mapa, que obrigam a esterilização ou incineração de determinados tipos de resíduos de bordo, restos e sobras de alimento procedentes do exterior. O objetivo é prevenir a entrada de doenças no país e garantir a adequada destinação dos resíduos gerados por navios.

 

As autoridades avaliaram como positivo o resultado da fiscalização, constatando que o armador está atento à exigência de tratamento diferenciado para os resíduos alimentares provenientes do exterior, assim como a empresa contratada para coleta dos resíduos, que atendeu aos critérios necessários à operação e está credenciada pela SPA.

 

“O sistema de gerenciamento de resíduos da embarcação vistoriada é muito bem estruturado, atendendo aos padrões internacionais”, informou o gerente de Meio Ambiente da SPA, Luiz Fernando Maciel Oliva.

 

A ação está inserida no contexto de fortalecimento de políticas para garantir a preservação ambiental da região e resulta de um esforço do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Embarcações (GT-MAE) – braço da Comissão Local das Autoridades nos Portos (CLAPS), que reúne a SPA, Anvisa, Mapa, Autoridade Marítima, Antaq, Receita Federal e Ibama.

 

“A ação ocorrerá em diversas embarcações ao longo de toda a temporada de cruzeiros e deverá ser estendida para outros tipos de navios”, afirma o superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da SPA, Mauricio B. Gaspar Filho, que também coordena o grupo.

 

As autoridades do Porto de Santos vêem intensificando as ações de fiscalização conjuntas. Em julho, o Ibama, com apoio da SPA e outros órgãos, promoveu “Operação Descarte”. Na ocasião, foram vistoriadas 15 embarcações para coibir o descarte irregular dos resíduos e efluentes gerados da lavagem de porões de navios graneleiros.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais