SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Mais oportunidade de negócios para as Mulheres do Café

Mais oportunidade de negócios para as Mulheres do Café


Fonte: Comex do Brasil (19 de novembro de 2019 )
Ana Carolina Querino – Representante Interina da ONU Mulheres Brasil, também oficial nacional de Programas da agência, cientista política e mestra em Ciências Sociais com ênfase em políticas comparadas pela Universidade de Brasília (UnB).

Graças ao apoio do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, produtoras de café do Brasil, da Costa Rica e da Jamaica pertencentes à Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) e da Argentina – país consumidor – se encontrarão pela segunda vez este ano. O Programa Ganha-Ganha é uma parceria da ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho e da União Europeia, com o financiamento do seu Instrumento de Associação, que visa contribuir para o empoderamento econômico das mulheres.

 

Desta vez, o encontro será em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante a Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de 20 a 22 de novembro de 2019. O evento é uma oportunidade para fortalecimento das redes de contatos, troca experiências e realização de negócios.

 

A SIC oferece variadas atividades focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo para profissionais do café do mundo todo.

 

A participação das mulheres dos países que fazem parte do Programa Ganha-Ganha na SIC representa o desdobramento da missão a Berlim, em junho de 2019, para a World of Coffee, feira internacional promovida pela Associação de Cafés Especiais (SCA) que a cada ano é realizada em uma capital europeia.

 

Na ocasião, as participantes receberam mentoria, participaram de cuppings e encontraram compradores potenciais. Conhecer o mercado é fundamental para a realização de negócios e a feira da SCA é o melhor ambiente para isso.

 

Agora, em Belo Horizonte, durante a SIC, a mais importante feira de café do país, as produtoras, torrefadoras, baristas, donas de cafeterias e exportadoras terão a oportunidade de conhecerem potenciais compradores durante a rodada de negócios e o cupping dos seus cafés que já estão sendo selecionados.

 

A Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) Brasil realiza o encontro anual da entidade no contexto da feira desde 2011. No ano passado, o evento reuniu mais de 600 mulheres do sistema agroindustrial do café. Este ano, a expectativa é que a feira reúna um número ainda maior de participantes no I Encontro Regional das Mulheres do Café da América Latina e Caribe. O Programa Ganha-Ganha também apoia a organização e a participação das mulheres neste evento.

 

Além disso, o Programa Ganha-Ganha irá facilitar a realização do I Encontro das Mulheres do Cacau e do Chocolate. Conforme diversos estudos demonstram, somente organizadas em entidades legalmente constituídas, as mulheres conseguem acessar os recursos disponíveis – financeiros ou não, como treinamento, cursos e capacitação.

 

Programa “Ganha-Ganha: igualdade de gênero significa bons negócios” é um programa criado em parceria pela ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia, financiado pela União Europeia para promover a igualdade de gênero através do setor privado. O objetivo é aumentar o empoderamento econômico das mulheres e a liderança de empresárias e empreendedoras, fomentando sua participação no mercado de trabalho. O programa abrange 6 países Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai, sendo que o escritório da ONU Mulheres Brasil atua na coordenação regional.

 

O programa contribui para que o setor privado assuma seu papel no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 10 (Redução das desigualdades). É também um exemplo do  ODS 17 (Parcerias para alcançar os objetivos). Para mais informações acesse – http://www.onumulheres.org.br/ganha-ganha/


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais