SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Conheça a história e os benefícios da utilização do contêiner

Conheça a história e os benefícios da utilização do contêiner


Fonte: A Tribuna (19 de novembro de 2019 )
Conheça a história e os benefícios da utilização do contêiner (Carlos Nogueira/ AT)

Na segunda metade do século XX, uma nova estrutura revolucionou o transporte de carga: o contêiner. Sua popularidade deslanchou a partir de 1955, quando o empresário americano Malcom McLean apostou na fundação da companhia de navegação Sea Land Service. Hoje, o recipiente retangular, constituído de aço, alumínio ou fibra, é facilmente reconhecido nas operações de cargas do mundo todo.

 

O contêiner pode ser transportado via marítima ou terrestre. No mar, há o navio porta-contêiner específico para embarcar, armazenar e desembarcar a estrutura. A primeira embarcação do tipo surgiu na década de 30. Foi o Gateway City, que carregava 226 contêineres.

 

Entre os benefícios da utilização dos contêineres, destacam-se a agilidade na operação, a proteção da mercadoria acondicionada, a redução de custos de manipulação e a organização das áreas de armazenagem e melhor logística.

 

No Porto de Santos, o contêiner é um dos protagonista nas operações. De janeiro a setembro deste ano, os carregamentos conteinerizados representaram 33,92% do total das operações do complexo marítimo (33.915.215 de um total de 99.984.814 toneladas). No ano de 2018 foram 34,43% (45.850.602 toneladas do total de 133.159.762 toneladas).

 

No primeiro semestre do ano, foram movimentados 1.932.987 TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés, em inglês tweenty foot equivalent unit. Em 2018 foram 4.122.243 TEU. São responsáveis pela movimentação de contêineres no Porto de Santos os terminais Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World, Ecoporto e Santos Brasil.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais