SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto do Recife registra boa movimentação de carga em 2019

Porto do Recife registra boa movimentação de carga em 2019


Fonte: Diário de Pernambuco (18 de novembro de 2019 )
O ancoradouro registrou crescimento de 53,5%, no mês de outubro e a expectativa é que movimente 14% a mais do que 2018. Destaque para a exportação de mais de 40 mil toneladas de açúcar para a América do Norte e a África. (Foto: Porto do Recife /Divulgação)

O comércio costuma ser um parâmetro bastante representativo da aceleração ou desaceleração da economia e os locais de embarque ou desembarque de mercadorias, consequentemente, um termômetro deste ritmo. Na proximidade do final do ano, o Porto do Recife apresenta números positivos. Somente nos primeiros dias de novembro, por exemplo, já foram movimentadas 107.097 toneladas de produtos, o que totaliza uma movimentação de 1.230.728 toneladas durante o ano. Isto já é mais do que a movimentação de todo 2018, que foi de 1.228.167 toneladas.

 

O mês de outubro foi o terceiro maior em movimentação até o momento com 135.306 toneladas de produtos passadas pelo ancoradouro. O número é 53,5% maior do que no mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, também até outubro, o Porto movimentou 1.123.631 toneladas, o que corresponde a um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. “A nossa preocupação foi manter a atração das cargas tradicionais e já consolidadas no local como açúcar, malte, barrilha, fertilizante e trigo. Concomitantemente, procuramos buscar outras, como o coque de petróleo. A estratégia deu certo e já podemos celebrar. Agora estamos trabalhando a atração de novas cargas para 2020, como a Ilmenita, minério de ferro extraído de uma jazida em Floresta, sertão pernambucano”, enfatiza Carlos Vilar, presidente do Porto do Recife.

 

O açúcar foi o produto mais movimentado no mês de outubro (42.335 toneladas com destino a América do Norte e a África), seguido do coque de petróleo (30.875 – aumento de 6,6%), fertilizante e do malte de cevada. O primeiro colocado ajudou a alavancar a exportação que registrou um crescimento de 145%, no ancoradouro. No acumulado do ano já foram movimentadas 64.665 toneladas do produto a granel, o que representa um aumento de 17%, e 53.170 toneladas de açúcar ensacado, um crescimento de 130% na movimentação do produto. Toda esta movimentação garante a manutenção de 1,3 mil empregos diretos ligados à carga e descarga de produtos no ancoradouro recifense, de acordo como Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Portuários.

 

De acordo com o presidente do Porto do Recife, Carlos Vilar, o momento é de comemoração e de expectativa de crescimento com o recebimento de mais de 80 mil toneladas de produtos até o final de novembro e outras 145 mil em dezembro. “Se tudo acontecer como esperado, fecharemos o ano com a movimentação de 1 milhão e 400 mil toneladas, 14% a mais do que no ano passado. Isto acontecerá quando conseguirmos realizar a dragagem do Porto. É preciso considerar que estamos trabalhando com a capacidade mínima em função da profundidade de nossos berços de atracação”, ressalta. A respeito da dragagem, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, enfatizou que o Termo de Compromisso já está em fase de minuta. “O Governo já conseguiu inúmeros avanços, junto ao Ministério de Infraestrutura, para viabilizar a dragagem, um serviço extremamente importante, que manterá o porto competitivo. No último encontro com o ministro Tarcísio Freitas, nos foi garantido o direcionamento de R$ 23 milhões para a obra”, informou.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais