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Exportação do mel brasileiro ajuda a aumentar a rentabilidade do setor


Fonte: Informativo dos Portos (18 de novembro de 2019 )

O mel natural produzido no Brasil ganha fama e conquista os mercados mais exigentes da Europa e dos Estados Unidos. Alta qualidade, valor agregado e diversidade de sabores foram os apelos que levaram o produto brasileiro a conquistar esses mercados. O mel produzido em Santa Catarina, por exemplo, recebeu o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado em setembro no Canadá. 

 

De acordo com um levantamento do setor de exportação da Allog – empresa especializada em logística internacional – Estados Unidos e Europa lideram as importações de mel intermediadas pela empresa. Atualmente, o Brasil produz cerca de 45 mil toneladas de mel de abelha por ano. Desse total, 52% estão voltadas para a exportação. Os dados são da Confederação Brasileira de Apicultores. Dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio e Serviços apontam que o país exportou em janeiro deste ano 20,3 toneladas de mel.

 

Ricardo Keil, analista interno de vendas da Allog , explica que a empresa trabalha com  logística de produtos alimentícios há mais de 10 anos e  um dos exemplos dessa expertise é a exportação de mel das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O envio é feito, em sua maioria, em full container load (FCL), devido ao processo de industrialização na produção do mel. Isso fez com que os exportadores criassem maneiras de unitizar a mercadoria e armazená-la em tambores. “Isso facilita tanto o transporte quanto o armazenamento e distribuição”, explica.


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