SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   BTP alcança a marca de 5 milhões de contêineres movimentados

BTP alcança a marca de 5 milhões de contêineres movimentados


Fonte: Portos e Navios (18 de novembro de 2019 )

A Brasil Terminal Portuário (BTP) alcançou a marca total de cinco milhões de contêineres movimentados. O número foi alcançado em operado no navio “SM Vancouver”, de bandeira liberiana, no dia 14.

 

A movimentação de carga conteinerizada na BTP tem se mantido crescente. De janeiro a outubro deste ano, a empresa movimentou 850.261 unidades. O resultado do acumulado de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado — em que operou 782.545 contêineres —, indica um crescimento de cerca de 9%. Além disso, no mês de outubro deste ano o terminal também registrou recorde histórico no volume de cargas movimentadas em um único mês: foram, no total, 103 mil contêineres operados.

 

Outro destaque deste ano vai para o número de recebimento de caminhões no terminal e índice de truck cycle (tempo de atendimento). No mês de outubro, a BTP registrou o recorde de 72.159 caminhões recebidos em um único mês, sendo que 96% deles foram atendidos em menos de 40 minutos, considerando o percurso feito do gate de entrada até o gate de saída — o melhor tempo de truck cycle praticado no Porto de Santos.

 

A estratégia da empresa para promover o incremento na produtividade e atendimento ao crescimento do volume de movimentação, englobou, em 2019, um pacote de investimentos relacionados à ampliação da sua frota de equipamentos e infraestrutura do terminal que somaram cerca de 10 milhões de dólares. Além da compra de wisytp RTGs, no início deste ano a empresa adquiriu mais 12 Terminal Tractors e duas novas reach stackers, ambos fabricados pela empresa Kallmar.

 

Atualmente, o terminal possui um total de 30 transtêineres, 57 terminal tractors e cinco reach stackers.

 

Até dezembro de 2019 será concluída a obra de instalação de câmara fria no terminal, que prevê a construção de uma estrutura com temperatura controlada para carga e descarga e conferência de unidades refrigeradas ou congeladas. Com o novo espaço, equipado por novas modernas câmeras de inspeção, será possível vistoriar até dois contêineres reefers simultaneamente. Já o espaço administrativo permitirá mais conforto aos inspetores durante os períodos de vistoria. No total, o investimento na construção da câmara fria foi de R$ 1 milhão.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais