SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Setor portuário é foco do congresso AAPA LATINO nos Estados Unidos

Setor portuário é foco do congresso AAPA LATINO nos Estados Unidos


Fonte: Informativo dos Portos (14 de novembro de 2019 )

Quatrocentos líderes dos principais portos da América Latina e Estados Unidos transformarão Miami, na Flórida (EUA), em um grande polo de debates sobre o setor de 19 a 21 de novembro. A programação do XXVIII Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino) abordará os projetos portuários que estão sendo desenvolvidos na região e apresentará as novidades dos negócios logísticos e vinculados à navegação.

 

O Porto de Miami será uma espécie de vitrine do evento, que inclui um tour técnico pelas instalações do complexo portuário. Concentrada no Intercontinental Hotel Miami, com vista para a Baía de Biscayne e para os terminais de cruzeiros de PortMiami, a agenda também prevê reunião de lideranças da AAPA na América Latina e um programa de negócios que apresentará apresentações de executivos e diretores experientes de autoridades portuárias e empresas do setor marítimo. Esses palestrantes analisarão as questões macro que influenciam o comércio internacional e a logística, apresentarão estudos de caso de projetos portuários específicos e discutirão as novidades do setor de transporte marítimo.

 

A programação será aberta com um debate sobre “O novo cenário econômico global e as perspectivas para o futuro do transporte marítimo e dos portos”. Para essa discussão foram convidados conferencistas importantes, como Ricardo Sánches, oficial superior de assuntos econômicos da Divisão de Comércio, Integração e Infraestrutura da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas; Kath Metcalf, presidente e CEO da Chamber of Shipping of America; e Joshua Hurwitz, consultor e assessor comercial da Moffatt e Nichol. A sessão será mediada por Chris connor futuro presidente da AAPA.

 

Realidade portuária

Para apresentar um panorama sobre a realidade portuária na América Latina foram convidados representantes do Brasil, como o presidente da Federação Nacional de Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, que vai abordar o tema “O modelo portuário brasileiro: desafios e oportunidades. Também participarão o presidente do Diretório de Empresas Portuárias de Santo Antonio, Francisco Silva Donoso, o presidente do Consórcio de Gestão do Porto da Bahia Branca, Miguel Donadío, e o presidente da PTP Grupo, Guilhermo Misiano. A mediação será do presidente de Administração Nacional dos Portos do Uruguay, Alberto Díaz.

 

As novas tecnologias para o setor portuário também estarão presentes em dois painéis de debate:  “Logística 4.0 revoluciona o setor: como se adapta a indústria”, que contará com participação do especialista em transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Augustina Calatayud, do sócio da Click e Connect, Kris Kosmala, do diretor executivo do Porto de Long Beach, Mario Cordero, do chefe de desenvolvimento de negócios portuários (Indra), da Espanha, Luiz Pérez, e do vice-presidente de política global e comércio da Hudson Analyties, Andrew Baskin. Já “Experiências em automação do porto de Rotterdam e o modelo de portos inteligentes” será o tema da palestra do diretor do Porto de Rotterdam, René Van Der Plas.

 

A programação completa do AAPA Latino 2019 pode ser conferida no site do evento www.aapalatinoamerica.com 

 

Porto de Miami

Cenário do XXVIII Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino), o Porto de Miami é consagrado como um dos principais terminais do mundo para o comércio internacional e estrutura para navios transatlânticos. Porto de contêineres mais próximo do Canal do Panamá, Miami proporciona acesso rápido a todo o mercado dos Estados Unidos. Mais de US$ 1 bilhão em  projetos de infraestrutura foram investidos para transformar o Porto de Miami em uma grande porta de entrada global do país. Atualmente, é o único centro logístico da porção sul com capacidade de receber navios pós-Panamax totalmente carregados.

 

O serviço ferroviário intermodal em parceria com a Florida East Coast Railway (FECR) liga o Porto de Miami a 70% da população dos Estados Unidos em até quatro dias. Atualmente, América Latina e Caribe formam a maior região comercial do complexo. A expectativa é de crescimento com o mercado da Ásia – segundo principal movimentador em Miami – nos próximos anos. A cidade é também famosa por ser um dos mais importantes portos de navios de cruzeiro do mundo.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais