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Porto do Itaqui apresenta regras de conduta a fornecedores


Fonte: Porto do Itaqui (14 de novembro de 2019 )

Nesta semana o Porto do Itaqui recebeu fornecedores para o Café com Compliance, encontro para apresentação das atualizações e regras do Guia de Clientes e Fornecedores e o modelo de diligências prévias (Due Diligence) que a empresa passa a adotar para assegurar as condutas esperadas durante a execução dos contratos. O gerente da área, Rodrigo Desterro, destacou o caráter preventivo das ações de compliance. “O dever de fiscalizar é de todos. O compliance busca sistematizar as boas práticas e gerir riscos, focando principalmente processos e não as pessoas”, afirmou.

 

O Guia de Clientes e Fornecedores é um documento que reúne um conjunto de orientações com foco em integridade corporativa e condutas que devem nortear os contratos que a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Porto do Itaqui, firma com fornecedores de serviços e produtos,. Todas essas regras atendem às exigências legais e também integram o compromisso da empresa em se consolidar como referência em integridade e moralidade.

 

O Programa de Compliance do Porto do Itaqui começou a ser implantado em 2017, com base na Lei 13.303/2016, que estabelece regras jurídicas mais precisas para a constituição e o funcionamento das empresas estatais, e vem sendo aprimorado constantemente.

 

O objetivo é fortalecer os agentes públicos com uma mensagem de integridade para que sejam exemplo de boas práticas e vivenciem uma experiência de comprometimento com os valores essenciais ao desenvolvimento socialmente responsável. A regra é clara: “Fazer o certo, mesmo que ninguém faça e, ao mesmo tempo, não fazer o errado, ainda que todo mundo faça”.


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