SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Conab vê aumento de 5% na safra de soja 19/20 do Brasil e maior área de milho

Conab vê aumento de 5% na safra de soja 19/20 do Brasil e maior área de milho


Fonte: Jornal do Brasil (14 de novembro de 2019 )
Soja (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

A produção brasileira de soja na temporada 2019/2020 foi estimada nesta quarta-feira em um recorde de 120,86 milhões de toneladas, com aumento de 5,1% ante a temporada anterior, de acordo com o segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a nova safra.

 

Em outubro, a estatal esperava uma colheita de 120,4 milhões de toneladas. Produtores estão na fase de plantio da principal safra do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa.

 

O país já plantou 56% da área de soja, projetada para crescer 2,3% em 2019/20 ante o ciclo anterior, para 36,7 milhões de hectares, segundo a Conab.

 

De acordo com a companhia, a produção está estimada em recorde mesmo com “problemas climáticos que atrasaram o plantio” em Estados como Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

Já o milho primeira safra, que nos últimos levantamentos perdia espaço para a soja, deve ter aumento de área de 0,9% ante o ciclo anterior, para 4,1 milhões de hectares.

 

A produção na primeira safra de milho foi estimada em 26,3 milhões de toneladas, 2,4% superior a 2018/19.

 

“As condições das lavouras no Rio Grande do Sul e Paraná estão boas. A partir de janeiro, começa o plantio da segunda safra do cereal, que representa mais de 70% da produção de milho no país”, destacou a estatal em nota.

 

A safra total de milho foi vista em 98,37 milhões de toneladas, praticamente estável ante o número de outubro, mas uma queda na comparação ao recorde de 2018/19, de mais de 100 milhões de toneladas.

 

Para o algodão, a Conab mantém a projeção de crescimento em área (+1,8%), alcançando mais de 1,6 milhão de hectares. A produção pode chegar a 2,7 milhões de toneladas de pluma, praticamente estável ante o ciclo anterior, que foi recorde.

 

“O produtor segue apostando na demanda externa pela pluma brasileira. Em outubro, o Brasil exportou o maior volume mensal da história: 279 mil t de pluma”, disse a Conab.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais