SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   IMO lançou ferramenta on-line para relatar dados com mais eficiência na cadeia logística

IMO lançou ferramenta on-line para relatar dados com mais eficiência na cadeia logística


Fonte: Mundo Marítimo (13 de novembro de 2019 )

Um elemento relevante na tarefa da Organização Marítima Internacional (IMO) corresponde à otimização dos procedimentos administrativos necessários quando os navios chegam a um porto ou partem dele.

 

Para apoiar este trabalho, a IMO publicou online e gratuitamente, uma ferramenta de grande importância usada pelos desenvolvedores de software para criar sistemas para o intercâmbio eletrônico de dados relevantes.

 

Este é o Compêndio da IMO, um manual de referência que contém conjuntos de dados, bem como a estrutura e os relacionamentos entre eles.

 

Isso permitirá que os Estados Membros da IMO cumpram um requisito obrigatório – em vigor desde abril de 2019 – de formalidades informativas necessárias para navios, carga e tripulação a bordo de transporte marítimo internacional, para que possam ser executadas eletronicamente e padronizadas .

 

Da OMI, eles enfatizaram que essa iniciativa, em geral, ajuda a simplificar o comércio transfronteiriço e facilita a eficiência da cadeia logística, para mais de 10.000 milhões de toneladas de mercadorias que são comercializadas anualmente por via marítima anualmente em todo o mundo.

 

Vale ressaltar que a IMO não é a única organização que lida com o intercâmbio eletrônico de dados no transporte marítimo. Desde que outras agências, como a Organização Mundial das Alfândegas, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa e a Organização Internacional de Padronização, alinharam suas próprias estruturas de dados com o Compêndio da IMO para promover a harmonização.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais