SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   SP recebe workshop internacional sobre poluição por plástico no ambiente marinho

SP recebe workshop internacional sobre poluição por plástico no ambiente marinho


Fonte: Governo do Estado de São Paulo (11 de novembro de 2019 )
Divulgação/SIMA

 

Nesta quinta-feira (7), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) promoveu, na capital, o Workshop Internacional sobre Poluição por Plástico no Ambiente Marinho.

 

“Precisamos avançar nesse tema, que é um desafio transfronteiriço. Com pioneirismo no Brasil, a companhia desenvolve este trabalho técnico, transformando informação em conhecimento para a população”, salientou a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

 

O encontro teve o objetivo de divulgar os estudos sobre o monitoramento, as metodologias utilizadas e o estado da arte sobre iniciativas mundiais referentes à poluição por plásticos no ambiente marinho.

 

“Existem enormes ilhas de plástico no oceano. Por estarem em alto mar, é como se o problema não fosse de ninguém, mas na verdade é de todos nós, pois somos responsáveis pelo descarte inadequado desses resíduos”, explicou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, que participou do evento via internet.

 

“Mais uma vez, a Cetesb está na vanguarda dos temas ambientais ao discutir o plástico e microplástico nos mares, um problema que afeta não só a vida marinha, mas toda a população”, destacou o secretário-executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro.

 

Monitoramento

O workshop foi uma realização da Cetesb, em colaboração com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Participaram da abertura do evento o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da companhia, Carlos Roberto dos Santos, o cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Phillip Drewry, a desembargadora do Tribunal Regional Federal, Consuelo Yoshida, e a diretora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva.

 

A Cetesb monitora a qualidade das águas costeiras desde 2010. As águas costeiras, muito utilizadas para recreação de contato primário e secundário, também abrigam fauna e flora importantes no ecossistema marinho.

 

A manutenção da qualidade é imprescindível não só para garantir o lazer da população, mas também para a preservação da vida aquática e a manutenção da produtividade pesqueira. Nos últimos anos, muitas iniciativas internacionais e nacionais relacionadas à conservação dos oceanos levaram à problemática do lixo marinho.

 

Sustentabilidade

Considerando que cerca de oito milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos todos os anos, a Conferência sobre os Oceanos, que reúne os principais chefes de Estado, de Governo e representantes de organizações de todo o mundo que trabalham com o tema, definiu em 2017 apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

 

Nesse sentido, a Cetesb está empenhada em encontrar formas de contribuir mais efetivamente no estudo dessas questões para sua melhor compreensão, buscando também propostas de mitigação dos problemas.

 

A companhia tem a intenção de ampliar a discussão do tema e aprofundar o conhecimento sobre metodologias existentes para avaliação da presença de plásticos e microplásticos no ambiente marinho.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais