SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Conheça o Porto: O Porto e a Vigilância Agropecuária

Conheça o Porto: O Porto e a Vigilância Agropecuária


Fonte: A Tribuna (11 de novembro de 2019 )
Cargas passam pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) (Carlos Nogueira/AT)

As cargas de origem animal ou vegetal que são embarcadas ou desembarcadas no Porto de Santos passam pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O serviço é responsável por verificar a qualidade e a origem das mercadorias, impedindo, principalmente, que estas transmitam pragas e proliferem vírus.

 

O Vigiagro é realizado pelos agentes de Vigilância Agropecuária e está ligado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

É também de responsabilidade do Vigiagro a fiscalização de insumos, alimentos para animais, embalagens e suportes de madeira importados, exportados e em trânsito internacional pelo Brasil.

Para isso, os profissionais fiscalizam as cargas na intenção de impedir a entrada e a disseminação de pragas no cais santista, e que possam ameaçar a agropecuária nacional. A atuação da equipe também envolve a vistoria de recipientes utilizados para o transporte de animais ou vegetais.

 

A inspeção ocorre em paletes e estruturas de madeira dos contêineres, com objetivo de checar se os materiais não carregam pragas, que podem proliferar no País (especialmente quando são estranhas ao ecossistema local).

 

Os fiscais agropecuários ainda emitem certificados e encaminham amostras de produtos para análise laboratorial, além de assegurar que vírus transmitidos por animais não entrem no País.

Segundo o Mapa, atualmente o Vigiagro reúne 111 Serviços (SVAs) e Unidades de Vigilância Agropecuária (Uvagros), localizadas nos portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais do Brasil.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais