SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Quais os produtos que mais entram em oferta na Black Friday

Quais os produtos que mais entram em oferta na Black Friday


Fonte: Valor Investe (5 de novembro de 2019 )

Começa novembro e pipocam as ofertas de Black Friday. No Brasil, as promoções não acontecem só no dia, a última sexta-feira do mês. Alguns varejistas anunciam semanas inteiras de descontos. De acordo com os dados do site de anúncio de promoções Promobit, o número de ofertas cresce 124% no mês de novembro, variação que ocorre em todas as categorias de produtos.

 

No ano passado, departamentos como moda, perfume e beleza tiveram a maior alta no número de ofertas. Mas os melhores descontos ficaram por conta de produtos como livros, livros digitais (ebooks) e eReaders (leitores digitais com o Kindle), em média de 77% do preço original, conforme a Promobit. Os eletrodomésticos aparecem em seguida com desconto médio de 51%.

 

Ainda segundo o levantamento, a quantidade de ofertas em geral tem subido nessa época, tendo saltado de 4.570 em 2017 para 5.795 em 2018.

 

Maiores descontos médios por categoria em 2018, segundo a Promobit:

  1. Livros, eBooks, eReaders – 77% de desconto
  2. Eletrodomésticos – 51% de desconto
  3. Informática – 42% de desconto
  4. Câmeras, filmadoras e drones – 39% de desconto
  5. Eletrônicos, áudio e vídeo – 32% de desconto
  6. Relógios e jóias – 27% de desconto
  7. Smartphones – 21% de desconto

Maior número de ofertas em 2018 por categoria, segundo a Promobit:

  1. Perfumes e beleza
  2. Moda e calçados masculinos
  3. Moda e calçados femininos
  4. Games
  5. Eletrônicos, áudio e vídeo
  6. Informática
  7. Bebês e crianças
  8. Smartphones, tablets e telefones
  9. Móveis e decoração
  10. Utensílios domésticos

Segundo o diretor do site oficial da Black Friday, Ricardo Bove, as ofertas aparecem cada vez mais cedo para resolver um problema de logística. Ele afirma que a maioria das reclamações de consumidores no período não são de descontos em si, mas os prazos de entrega e instabilidade nos sites.

 

Pulverizar e antecipar ofertas permitiria um fluxo mais tranquilo na Black Friday. Para não se confundir com o número de ofertas, Bove recomenda que o consumidor faça uma lista e monitore os preços daquilo que deseja comprar nos sites das lojas e em comparadores de preço e ofertas como o Black Friday.com.br, Zoom, Promobit e Buscapé.

 

Oportunidades na Black Friday

Para quem está esperando para comprar algo em especial, Bove lembra que a data foi criada, lá nos Estados Unidos, para realizar uma queima de estoque antes das vendas de Natal.

 

Assim, produtos de estação anterior ou modelos mais antigos de eletrônicos costumam ser os que mais entram em promoção. Ou pelo menos, essa seria a intenção da data.

 

Por isso, você terá mais chances de conseguir descontos em produtos que ficaram presos nos estoques, que tiveram baixas vendas. Por exemplo, algum modelo de cafeteira ou sapato que não vendeu tanto assim.

 

Seguindo esse raciocínio, pode ser uma boa comprar itens como televisores, lavadoras e geladeiras, desde que tenha sido algo planejado. Isso porque esses produtos são mais caros, têm menos liquidez e hoje em dia há poucas mudanças de um modelo mais velho para um mais novo. Algumas marcas, aliás, guardam seus lançamentos para depois do período, como forma de estimular compras para o Natal.

 

“A categoria dos eletrônicos é uma das mais desejadas na Black Friday. Na edição passada do evento, observamos produtos com um tíquete alto com bons descontos, como lavadora de roupas, por exemplo. No caso dos smartphones, é natural que os produtos com maiores descontos sejam modelos mais antigos”, diz Thiago Flores presidente do Zoom, plataforma de comércio eletrônico e comparador de preços.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais