SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Setembro registra a segunda maior movimentação mensal de contêineres da história do Porto

Setembro registra a segunda maior movimentação mensal de contêineres da história do Porto


Fonte: G1 (4 de novembro de 2019 )
Movimentação de contêineres no Porto de Santos — Foto: Divulgação/Codesp

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou a 2ª maior movimentação mensal de contêineres da história em setembro deste ano. De acordo com dados divulgados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), houve um aumento de 9% na movimentação em relação a setembro de 2018.

 

Segundo a Codesp, foram 386.165 TEUs (medida padrão que equivale a um contêiner de 20 pés) movimentados em setembro. O resultado é apenas menor que o registrado em agosto de 2018, quando foram registrados 387.791 TEUs. No total geral de toneladas movimentadas, o resultado teve leve queda, de 0,1% em relação ao mesmo período de 2018.

 

Ainda de acordo com a Codesp, houve queda de 3,7% no volume total de embarques. O resultado de setembro pode ser atribuído, principalmente, às retrações nos embarques de açúcar a granel (-34,6%), de farelo de soja a granel (-39,4%) e de soja em grãos a granel (-34,9%). Já o aumento de 38,2% nos embarques de milho contribuiu para amenizar o resultado geral.

 

Os desembarques, por sua vez, registraram aumento de 9,3% no volume movimentado. O número foi impactado pelas altas nas cargas de adubos (30,6%) e óleo diesel e gasóleo (335,6%).

 

Acumulado do ano
Nos primeiros nove meses de 2019, a movimentação de cargas no Porto de Santos atingiu o patamar de 99.984.814 toneladas, resultado 0,4% inferior em relação ao mesmo período de 2018. O fluxo de embarque apurou queda de 1,3% no volume, enquanto houve crescimento de 1,8% nos desembarques.

 

A movimentação de contêineres teve queda no acumulado do ano e está 1% menor em relação ao mesmo período de 2018. O número de navios no Porto de Santos registrou 3.616 atracações entre janeiro e setembro de 2019, recuo de 0,8%, o que resultou no aumento de 0,78% na produtividade média, com 28.421 toneladas por embarcação.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais