SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Pesquisadores da USP criam portal com conteúdo voltado à pessoa com deficiência

Pesquisadores da USP criam portal com conteúdo voltado à pessoa com deficiência


Fonte: Governo do Estado de São Paulo (4 de novembro de 2019 )
Divulgação/Reprodução

 

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram o portal D+ Informação, um espaço de apoio a pessoas com deficiência e para disseminar informações de confiança, com clareza e baseadas em evidências científicas.

 

No endereço eletrônico, é possível encontrar materiais educativos, reunião de textos sobre leis e direitos, relatos de experiência, artigos de pesquisas, notícias de interesse da comunidade, entre outros. Mais do que informação, o portal oferece acolhimento.

 

A iniciativa foi criada por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. “Temos como objetivo promover a autonomia, o empoderamento e participação das pessoas com deficiência na sociedade”, explica Michel Marcossi Cintra, mestrando da EERP e um dos autores do projeto, ao Jornal da USP.

 

Ferramentas virtuais

O diferencial do D+ Informação é a veracidade das informações compartilhadas, baseadas em evidências científicas, porém em uma linguagem acessível a todos. Desde 2014, o Neurorehab desenvolve ferramentas virtuais para troca de experiências e apoio a pessoas com deficiência. Uma delas é uma rede social virtual, chamada de D+ Eficiência, em parceria com outras universidades (UFPA, UFOPA, UFMG e TU Dortmund).

 

“Nesse sentido, os cientistas da USP se mobilizam para a implementação de tecnologias, por meio de ações educativas nas mídias sociais digitais, para informar e empoderar a sociedade para ter autonomia, fazer escolhas coerentes e seguras relacionadas à sua saúde”, salienta a professora Fabiana Faleiros, coordenadora do projeto, ao Jornal da USP.

 

“O uso da internet para buscar informações em saúde é crescente, nós, pesquisadores, nos preocupamos com a clareza e qualidade das informações disponíveis para a sociedade”, pontua ao Jornal da USP Letícia Corbo, mestranda da EERP e também uma das autoras do projeto.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais