SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos do Paraná participa de evento Governo 5.0

Portos do Paraná participa de evento Governo 5.0


Fonte: Portos do Paraná (1 de novembro de 2019 )
O governador Carlos Massa Ratinho Junior faz a abertura nesta quinta-feira (31), do encontro de capacitação Governo 5.0 no Hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu. – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

A Portos do Paraná é uma das patrocinadoras do evento Governo 5.0, que acontece nesta quinta (31) e  sexta-feira (1), em Foz do Iguaçu. As palestras e feira de serviços devem reunir mais de cinco mil pessoas e é voltado especialmente para prefeitos e gestores públicos.

 

Durante a cerimônia de abertura, o governador Carlos Massa Ratinho Junior disse que o planejamento do Estado para os próximos anos será feito a muitas mãos, em parceria com os municípios, e que a inovação, o Novo Pensar e Novo Fazer, deve estar a serviço de todos os paranaenses.

 

O encontro Governo 5.0 reúne prefeitos, secretários estaduais, representantes da Itaipu, de empresas públicas e de outros poderes. O evento abre espaço para a discussão de mudanças na administração pública, de projetos construídos em conjunto e também para reforçar o conceito que orienta a prática inovadora nos serviços públicos, para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

 

“Temos trabalhado desde janeiro para o Paraná remar para o mesmo lado, o mesmo destino. Não à toa geramos 60 mil novos empregos, temos a indústria que mais cresce e atraímos R$ 17,96 bilhões em investimentos privados. Os prefeitos precisam acompanhar o que o Estado vem fazendo, precisamos dessa sintonia”, afirmou Ratinho Junior.

 

Segundo ele, o Governo 5.0 tem como intuito final levar tecnologia para beneficiar a vida das pessoas e dar agilidade ao poder público. “É parte de um processo de construção de um novo modelo de gestão. Queremos fazer desse evento uma plataforma de parceria com os municípios para aprender e escutar, para que a vida das pessoas seja impactada da prefeitura até o Governo”, destacou o governador.

 

 

PORTOS: Em um estande conjunto com Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, Departamento de Estradas de Rodagem e Ferroeste, a empresa pública Portos do Paraná apresenta as vantagens de fazer negócios pelos portos de Paranaguá e Antonina, além de mostrar as inovações e mudanças no setor portuário.

 

Para o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, a presença neste tipo de evento é fundamental. “Temos que estar com a cabeça aberta para o mundo da inovação. Por vezes, a gente acha que é algo muito distante da gente, difícil de se alcançar, uma tecnologia rara, mas se nós olharmos no setor portuário a última grande inovação, que mudou o transporte marítimo no mundo foi o contêiner; uma caixa de metal sem qualquer tecnologia. Então, às vezes temos que trabalhar inovação, mas pensando no dia-a-dia, o que a gente pode agregar.”, disse.

 

Além disso, a intenção é conversar com prefeitos sobre a cadeia logística Estadual. “Os Portos integram essa missão do Governo de Estado para que a gente possa, primeiro demonstrar aqueles que estão aqui, o que é o Porto. Porque às vezes parece que está muito longe. São municípios que exportam pelos portos do Paraná, mas não sabem o que estamos fazendo. No momento que estamos aqui, podemos discutir isso com os municípios e, sem dúvidas, integrar a questão de inovação. Temos diversos projetos sendo trabalhados nessa linha, para que a gente prepare os Portos do Paraná não para daqui 5 ou 10 anos, mas para 50 anos”.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais