Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Coreia do Norte faz novo teste de mísseis nas águas do Mar Leste

Fonte: A Tribuna (01 de novembro de 2019)

Coreia do Norte faz novo teste de mísseis (KCNA/DPA/Agência Lusa/direitos reservados)


A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (31) dois mísseis nas águas do Mar do Leste (Mar do Japão). Em comunicado, a Junta do Estado-Maior sul-coreano afirmou que ainda continua analisando os dados dos disparos. A Guarda Costeira japonesa emitiu um alerta sobre os lançamentos. Segundo a emissora pública NHK, nenhum projétil caiu na Zona Exclusiva Econômica do Japão – que, em regra, corresponde a 200 milhas marítimas da costa.
 
O último teste balístico do regime norte-coreano ocorreu em 2 de outubro, quando o país testou um novo míssil projetado para ser lançado de um submarino. Depois de mais de um ano sem lançar projéteis de qualquer espécie, Kim Jogn-un retomou o programa de mísseis recentemente, em protesto pela falta de progresso no diálogo com os EUA sobre desnuclearização da Península Coreana e a retirada de sanções econômicas contra seu país.
 
Frustração
Em outubro, Washington e Pyongyang realizaram uma reunião de trabalho em Estocolmo para tentar desbloquear as negociações. No entanto, a conversa não evoluiu. Em fevereiro, Kim e o presidente americano, Donald Trump, realizaram um segundo encontro no Vietnã, mas a reunião foi considerada um fracasso. (Com agências internacionais).