SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Portos do Paraná apresenta possibilidades na área portuária

Portos do Paraná apresenta possibilidades na área portuária


Fonte: Portos do Paraná (31 de outubro de 2019 )
Foto: Pierpaolo Nota

A empresa pública Portos do Paraná participa nesta quarta e quinta-feira (30 e 31) da 8ª edição da Feira de Profissões do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar). A intenção é mostrar aos alunos e visitantes as oportunidades de carreira na atividade portuária, principal geradora de emprego e renda em Paranaguá.

 

Segundo o diretor empresarial André Pioli, o evento é uma oportunidade de mostrar os diferentes perfis de profissionais que atuam no setor. “Só no setor de armazenagem e transporte de carga são 45 mil trabalhadores. Mas também são empregados engenheiros, especialistas em comércio exterior, advogados, economistas, entre tantos outros”, destaca.

 

O chefe da Divisão Administrativa e de Desenvolvimento Empresarial, José Carlos Bom, conta que esta aproximação também acontece com as palestras e visitas técnicas ao porto. “Realizamos um trabalho intenso para que os jovens saibam que a atividade portuária oferece oportunidades de maneira direta e indireta”, disse.

 

EVENTO – A 8ª edição da Feira de Profissões é uma apresentação dos diferentes cursos que o Isulpar oferece. “Quem nos visitar vai saber mais sobre o que cada curso aborda, quais as áreas que ele atende e qual é a perspectiva profissional de uma carreira em determinados setores”, explica Lucia Helena Freitas da Rocha, coordenadora-geral pedagógica da graduação do Isulpar e diretora do Colégio Isulpar, de ensino médio.

 

Segundo ela, um dos cursos mais procurados é o de Gestão Portuária. “É um curso tecnólogo, em cinco semestres o aluno já está credenciado com o curso superior, podendo continuar sua vida acadêmica, fazendo pós-graduação, mestrado e doutorado. É voltado justamente para a administração e o trabalho portuário”.

 

Entre os estudantes, um dos mais animados era João de Borto, de 68 anos, que cursa o segundo período de Gestão Portuária. “Resolvi adquirir mais conhecimento sobre o porto. Estou amando o estudo. Possibilita conhecer melhor a maneira como o porto trabalha, através de uma gestão profissional e eficiente”.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais