Login
Associe-se
NOTÍCIAS

7 mil pessoas já visitaram o Porto de Paranaguá neste ano

Fonte: Portos do Paraná (30 de outubro de 2019)

Mais de 7 mil pessoas já visitaram o Porto de Paranaguá em 2019. Em março deste ano, a empresa pública Portos do Paraná intensificou as visitas de grupos técnicos. Em junho, passou a receber os interessados também aos sábados. São estudantes, empresários e agricultores que querem aprender sobre logística e comércio internacional.
 
Segundo o diretor empresarial André Pioli, a intenção é aproximar a atividade portuária da comunidade. “Estas visitas são importantes, ampliam o conhecimento sobre nossos portos e, ao mesmo tempo, fomentam o turismo. Estas pessoas almoçam nos restaurantes da cidade, visitam os pontos turísticos e compram produtos locais”, explica.
 
Pioli lembra que está em estudo a construção de um receptivo aos turistas, na sede da Portos do Paraná, com uma passarela que dará acesso ao cais. Além disso, existe a intenção de preparar o Porto Barão de Teffé, em Antonina, para receber navios de turismo de pequeno porte e atração de grandes transatlânticos, que devem fundear próximos à Ilha do Mel em dezembro, fevereiro e março.
 
PERFIL DE VISITANTES – As visitas técnicas são exclusivas para grupos com mais de 40 pessoas. “São grupos formados por escolas, faculdades, universidades, empresários da área agrícola, sindicatos, cooperativas, turistas internacionais”, salienta o chefe da Divisão Administrativa e de Desenvolvimento Empresarial, José Carlos Bom de Oliveira.
 
De acordo com ele, o retorno é muito positivo. O reconhecimento vem de visitantes como a coordenadora da Unifil, Maria Cristina de Paula, que acompanhou os alunos da especialização em pós-colheita de grãos na segurança alimentar. “Orgulho de saber que o Paraná conta com um porto organizado, bem estruturado e que está fazendo uma efetiva gestão ambiental”, escreveu ela.
 
Entre dezenas de entidades e instituições que visitaram o Porto de Paranaguá estiveram 58 integrantes da Escola Superior de Guerra; 25 membros do Consulado de Bangladesh, 40 profissionais da Abin – Agência Brasileira de Inteligência e 57 estudantes da Universidade de Assunção, no Paraguay.
 
COMO VISITAR – A visitação ao Porto de Paranaguá é fechada para grupos de no mínimo 40 pessoas e precisa ser agendada com antecedência pelo e-mail visitas@appa.pr.gov.br. A partir deste contato, a Diretoria Empresarial da Portos do Paraná enviará e-mail para a instituição requerente com instruções sobre a visita e a disponibilidade de datas e horários.
 
A visita dura cerca de uma hora e meia. Nos primeiros 40 minutos é apresentado um vídeo sobre o Porto de Paranaguá e uma palestra sobre a atividade portuária. Depois o grupo segue para visita ao cais, em ônibus, onde acompanha as operações de carga de descarga.