SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Empresa Portos do Paraná adota medidas contra a corrupção

Empresa Portos do Paraná adota medidas contra a corrupção


Fonte: Portos do Paraná (29 de outubro de 2019 )

Para construir uma relação de maior confiança com investidores e clientes, a Portos do Paraná adota uma série de medidas no combate à corrupção, como forma de garantir ética e integridade no serviço público. Diretores e funcionários da empresa pública participaram nesta segunda-feira (28) de uma palestra com o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, sobre o Programa de Integridade e Compliance do Governo do Paraná.

 

Desde 1° de outubro, a Lei 19.857 estabelece diretrizes e mecanismos de transparência e controle interno em toda a administração direta do Estado, autárquica e fundações. O programa paranaense é pioneiro na administração pública estadual no Brasil. “O Paraná sai na frente nas práticas de governança e reforça o entendimento do Governo do Estado de respeito com o recurso público”, explica Siqueira.

 

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o compliance tem um papel fundamental para a eficiência administrativa, evita fraudes e dá transparência na relação com a sociedade. “Na atividade portuária, os negócios dependem de credibilidade. Os investidores estrangeiros percebem e mantém uma relação de confiança com o Estado do Paraná”, destaca.

 

 

PRINCÍPIOS – Compliance vem do termo em inglês que significa “cumprimento, conformidade, observância” de regras, leis e princípios éticos. Para isso, usa métodos específicos e identifica potenciais riscos de práticas irregulares e processos vulneráveis a fraudes, subornos e desvios de conduta. A aplicação, já comum na iniciativa privada, é a base da cultura ética e honesta, que fortalece a credibilidade em função da segurança no cumprimento da legislação.

 

PORTOS DO PARANÁ – A administração dos portos de Paranaguá e Antonina já conta com um núcleo de controle interno, setor de auditoria e ouvidoria. As atividades de compliance estão sendo estruturadas. “Estamos estruturando a equipe, já pensando na reorganização do nosso organograma. A intenção é trabalhar alinhados com a Controladoria Geral do Estado para dar mais credibilidade e assertividade nas nossas ações”, ressalta Garcia.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais