Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Governo planeja atingir 200 cidades com transporte aéreo

Fonte: Valor Econômico (28 de outubro de 2019)

Glanzmann, secretário Nacional de Aviação: “Com investimentos estrangeiros podemos revolucionar o mercado brasileiro” — Foto: Divulgação


O secretário Nacional de Aviação, Ronei Glanzmann, disse ontem que a meta do governo brasileiro para o setor é ir de cerca de 120 milhões de passageiros em 2019 para 200 milhões em 2025. Outro objetivo é passar de 130 cidades atendidas por transporte aéreo para 200 no período.
 
“Estamos fazendo o dever de casa e temos dado passos importantes. Conseguimos, depois de décadas de discussão, abrir o mercado das empresas aéreas brasileiras para o capital internacional”, disse durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), realizado entre os dias 27 e 29 de outubro em Brasília.
 
“Com a abertura para investimentos estrangeiros, podemos revolucionar o mercado brasileiro”, completou, citando uma agenda que inclui medidas de liberalização e desregulamentação do setor.
 
O secretário destacou o impacto da manutenção da não exigência de franquia de bagagem para expansão das atividades de companhias “low cost” (de baixo custo) no país. “Só neste ano tivemos o anúncio de quatro operadoras voando no mercado brasileiro. Primeiramente, serão rotas internacionais e estamos trabalhando para que essas operações também se tornem domésticas”.
 
Para ele, os preços de voos no Brasil são compatíveis com o mercado internacional, mas “há grande espaço para redução.”
 
O secretário citou as iniciativas para redução do ICMS sobre o querosene de aviação. “A alíquota era de 25% sobre a venda de querosene. Fizemos um trabalho com Estados e tivemos grandes avanços. O maior exemplo é São Paulo, que reduziu para 12%.”
 
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, afirmou que houve queda do ICMS em 17 das 27 unidades da federação e que, em São Paulo, isso permitiu, como contrapartida, a implementação de 490 novas partidas semanais do Estado.
 
Glanzmann citou também entregas de aeroportos feitas pelo governo neste ano: Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Destacou o trabalho na aviação regional, com entrega, por exemplo, do aeroporto de Vitória da Conquista (BA).
 
De acordo com ele, é “meta e dever” do Brasil exercer protagonismo no mercado de aviação de civil na América Latina. Para ele, os desafios para a expansão do setor no país estão “relativamente endereçados”. “Temos um plano e estamos cumprindo.”