Login
Associe-se
NOTÍCIAS

DP World Callao e a MTC do Peru assinarão um adendo para expandir a fase 2 do South Dock

Fonte: Mundo Marítimo (25 de outubro de 2019)

Em dezembro próximo, está previsto que o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) assine um adendo com a DP World, operadora do Píer Sul do porto de Callao, para aumentar sua capacidade de atracação e armazenamento, de acordo com La República.
 
Segundo estimativas do MTC, este trabalho que corresponde à fase 2 do South Dock será aumentado de 650 para 960 metros, o que permitirá receber mais volume de carga e, assim, reduzir os custos excessivos das companhias de navegação.
 
De acordo com os compromissos de investimento assumidos pela concessionária, as obras correspondentes à etapa 2 do Terminal de Contêineres Muelle Sur envolverão um investimento de US $ 260 milhões nos próximos 5 anos.
 
A esse respeito, o presidente da Autoridade Portuária Nacional (APN), Edgar Patiño, disse que até 2020 o arquivo técnico da obra será realizado e, paralelamente, o estudo do impacto ambiental para que em 2021 comece o trabalho.
 
“A extensão do seu cais será de 310 metros. Isso permitirá expandir a capacidade de carga de um milhão de 200 a dois milhões de TEUs em sua capacidade anual ”, afirmou o chefe da APN, detalhando que essa infraestrutura faz parte do Plano Nacional de Infraestrutura de competitividade.
 
Vale lembrar que em 2006 o Terminal de Contêineres da Zona Sul do Terminal Portuário de Callao foi concedido sob um compromisso de investimento de US $ 627.406.542, incluindo o IGV, dos quais, em março, 59,04% haviam sido executados.
 
De acordo com um relatório recente da Autoridade Portuária Nacional (APN), o investimento em infraestrutura portuária, em julho de 2019, atingiu US $ 5,4 milhões no South Pier.
 
Em relação à etapa 3 do Píer Norte, responsável pelos terminais da APM, Patiño revelou que eles estão na fase de avaliação conjunta dos trabalhos futuros. Essa modificação, explicou, inclui a construção de uma nova porta de ancoragem para contêineres, permitindo que ele tenha 400 metros adicionais. O investimento seria de US $ 364 milhões.
 
Além disso, as obras incluem a modernização das docas 1 e 2, a expansão dos silos de grãos e a aquisição de novos equipamentos.