SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   6º Encontro ATP vai abordar inovação no setor portuário e no mercado de trabalho

6º Encontro ATP vai abordar inovação no setor portuário e no mercado de trabalho


Fonte: Portos e Navios (24 de outubro de 2019 )

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) realiza, nesta quinta-feira (24), a 6ª edição do ‘Encontro ATP’, que esse ano tem como tema “Inovação: como as transformações mundiais impactam os modelos de negócios”. O evento, que ocorrerá no no Clube Naval de Brasília, pretende trazer um olhar diferenciado sobre o status da inovação no mundo por meio da visão de profissionais conectados com as mudanças mais atuais.

 

Os palestrantes do painel Inovação vão traçar um panorama e uma análise de como as empresas estão sendo impactadas e como elas irão adaptar seus negócios para sobreviver às novas tecnologias. “Nossa proposta é sair da ‘caixa’ e trazer um tema abrangente, com repercussão em diversos setores além do portuário. Sabemos que as mudanças em curso chegam em alta velocidade e as empresas precisam de adaptar a esse novo cenário”, comenta o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

 

De acordo com a associação, o evento contará com a presença do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que fará a palestra inicial, representando o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Esperamos que o secretário fale sobre o que está na pauta de inovação do governo federal para os setores de infraestrutura e transportes, mas também faça um balanço da profícua gestão da pasta”, contou Barbosa. A ATP representa 29 empresas de grande porte e congrega 56 terminais de uso privado (TUPs) do país. Juntas, as associadas da ATP movimentam mais de 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.

 

O empreendedor Tiago Mattos, considerado um dos principais futuristas na nova geração e único brasileiro a lecionar na Singularity University, no Vale do Silício (EUA), será um dos palestrantes do encontro. Mattos é professor-convidado da Universidade Hebraica de Jerusalém, no programa de Inovação Transdisciplinar, e da Universidade de Lisboa no programa Futuro, Design Estratégico e Inovação. Além de estudioso das principais tendências e transformações em cursos no mundo, ele realiza pequenos experimentos em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, realidade virtual e criptmoedas.

 

Também participam do painel o diretor de tecnologia e inovação da Suzano, Fernando Bertolucci, que foi responsável pela liderança corporativa do processo de inovação tecnológica da empresa, e o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, responsável pela execução de pesquisas, estudos, projetos técnicos, econômicos e ambientais da entidade. A diretora-executiva da ATP, Luciana Guerise, fará a moderação do painel Inovação.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais