SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Mudança de terminal de passageiros do Porto pode impulsionar região central de Santos

Mudança de terminal de passageiros do Porto pode impulsionar região central de Santos


Fonte: A Tribuna (23 de outubro de 2019 )
Arquiteta Ariadne Daher fala sobre o plano para revitalização da área central da cidade (Vanessa Rodrigues/AT)

 

A mudança do terminal de passageiros Giusfredo Santini (Concais) para a área central de Santos pode ser uma mola propulsora para a revitalização daquela região.

 

A opinião é da arquiteta Ariadne Daher, do escritório Jaime Lerner, que, em julho, entregou à Prefeitura um projeto que pode contribuir para aumentar o número de moradores, comerciantes e turistas na região.

 

Ela apresentou a palestra “Renovação Urbana e Políticas Públicas”, na abertura do Seminário da Indústria da Construção Civil – Santos e região, realizado nesta terça-feira (22), no auditório do Grupo Tribuna.

 

“O lugar do terminal hoje, em relação a cidade, não é muito convidativo. Se pudesse estar mais próximo da área central seria importante para alavancar o local e fazer pessoas circular pelo centro da cidade”, avaliou Ariadne.

 

A arquiteta fez uma apresentação sobre o projeto de revitalização da região central. Ele já engloba, por exemplo, a ida do Concais para a área do cais do Valongo. O equipamento é só um dos espaços para o crescimento daquela área, como o Cargueiro Cultural (a utilização de uma embarcação que excedeu o tempo de uso em um elemento cultural), a revitalização da área de embarque das barcas de travessia entre Santos e o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, e o uso dos antigos barracões.

 

Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos, fez o discurso de abertura (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

 

Moradias e universidades

O retorno e o incentivo às moradias na área central também é vista como vital para Ariadne Daher.

 

“Fomos avisados que, por muito tempo, foi proibida a construção de moradias no Centro. Na nossa avaliação, um passo muito equivocado. O Rio de Janeiro também fez isso. Talvez aquilo que tem contribuido para degradação do Centro foi essa proibição. A região ficou dependente da atividade do comércio, de dia, para sobreviver”, disse a representante do escritório Jaime Lerner.

 

A arquiteta também falou que Santos, como um grande polo de universidades, pode instalar equipamentos na região, com o agrupamento de moradias para estudantes no local.

 

“Se tiver uma república bacaninha, eles vão ficar (risos)”, brincou Ariadne.

 

Monte Serrat e Mercado

Outras áreas importantes para o projeto são o Monte Serrat e o antigo Mercado Municipal. No Monte Serrat, por exemplo, há um projeto para uma abertura maior das escadarias, que integraria diversas áreas.

 

Mas, o Mercado é visto como o “coração da mudança” da área central por Ariadne Daher.

 

“Eu sei vamos receber pancada por isso. Mas precisamos de intervenção forte para mostrar que essa área foi recuperada. O Mercado seria um espaço para coworking, incubadoras, comércio. Transformar num coração da recuperação dessa área da cidade e aproveitando a beleza cênica do lugar”, analisou a arquiteta.

 

Abertura do seminário

Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), fez o discurso de abertura do seminário.

 

O empresário destacou a retomada dos empregos e a melhoria da economia brasileira neste ano, com a retomada do crescimento sendo um estímulo ao mercado imobiliário.

 

“Mais do que debater tendências e novas ideias, desejo que este seminário possa nos preparar para o novo ciclo de desenvolvimento e retomada que o setor da construção civil sempre teve na nossa região”.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais