SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Meirelles destaca investimentos para o desenvolvimento da Baixada Santista

Meirelles destaca investimentos para o desenvolvimento da Baixada Santista


Fonte: A Tribuna (23 de outubro de 2019 )
Henrique Meirelles (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

 

O Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, destacou que o governo conta com uma série de investimentos para o desenvolvimento da região. Ele foi um dos convidados do Seminário da Indústria e Construção Civil – Santos e Região, realizado nesta terça-feira (22), no auditório do Grupo Tribuna, em Santos.

 

Meirelles apresentou a palestra “O panorama da macro-economia brasileira e ações do Governo do Estado de São Paulo”. Durante a sua fala, o secretário destacou os investimentos para a região.

 

“Nós estamos trabalhando em um grande projeto de concessão, recuperação e manutenção das rodovias do litoral paulista. Um investimento projetado, somando todas as estradas, em cerca de R$ 3,2 bilhões. Também temos a questão das travessias litorâneas. Ele tem uma previsão de investimento anual muito grande. É um sistema que movimenta 11 milhões de veículos e 8 milhões de pedestres. Os estudos iniciam agora e a previsão é que a concessão seja realizada no primeiro semestre de 2020. Vamos fazer uma concessão para um operador que possa fazer investimento, modernizar e transformar essa questão numa solução, não problema. Está projetado o investimento de R$ 400 milhões”, explicou Henrique Meirelles.

 

Privatização do Porto de Santos foi abordada durante o evento (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

O secretário da Fazenda e Planejamento também defendeu a privatização do Porto de Santos. Ele destacou, entretanto, que o equipamento é federal, mas se dispôs a ajudar a União.

 

“Uma grande solução poderia ser a privatização do Porto de Santos. Poderia aumentar muito o investimento no setor. O governador João Doria e eu somos favoráveis. Já conversamos com o ministro (da Infraestrutura) Tarcísio (Freitas) sobre uma oportunidade de fazer um projeto conjunto, visando facilitar o processo, cooperar, ajudar. Precisamos revitalizar cada vez mais as atividades do Porto”, analisou.

 

O Polo Industrial de Cubatão também foi lembrado por Henrique Meirelles, tido por ele como relevante para a economia do estado. “Já estamos conversando com empresas do setor. Algumas até que estavam aqui e migraram para outros estados, para voltarem para São Paulo. Isso iria gerar emprego e renda em toda a região. Tudo isso vai afetar o mercado da construção civil”, avaliou.

 

Conversas com a Petrobras

O secretário destacou que o setor da construção civil na Baixada Santista sofreu devido às promessas de investimentos da Petrobras na região, que não se concretizaram.

 

“O problema maior é a questão que a Petrobras anunciou um grande programa de investimentos aqui, e que nada se concretizou. E foi feito uma série de investimentos da construção civil baseado nessa expectativa”, avaliou.

 

Meirelles disse que o Governo de São Paulo irá atuar diretamente no sentido de estimular que a Petrobras retome os investimentos na região. Segundo ele, é necessário que a estatal diversifique seus investimentos, deixando de centralizar as atividades no Rio de Janeiro.

 

Ponte entre margens do Porto

Por fim, questionado sobre a ligação seca entre as margens do Porto de Santos, Henrique Meirelles defendeu a construção da ponte. Segundo ele, o projeto é viável.

 

“Pode se fazer uma ponte que atenda a todos os navios hoje e os em projeto. Ideia é viabilizar isso o mais rápido possível, fazer uma privatização, uma concessão’, finalizou o secretário.

 

Henrique Meirelles defendeu a construção da ponte que ligará as duas margens do Porto (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais