SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Fomento da tecnologia em Santos é destaque na abertura da V Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Fomento da tecnologia em Santos é destaque na abertura da V Semana Municipal de Ciência e Tecnologia


Fonte: Associação Comercial de Santos (23 de outubro de 2019 )

“Precisaremos da inteligência das pessoas e é isso que vamos fomentar”. Foi assim que o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Omar Silva Júnior, abriu a V Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS).

 

Às vésperas da inauguração do prédio do Parque Tecnológico no município, Omar falou da responsabilidade de criar um ambiente deste porte na região.

 

“Nós temos o privilégio de ter uma concentração de quase 2 milhões de pessoas e temos uma inteligência disponível muito grande. Com o incentivo do Poder Público, teremos ainda melhores formações. Já estamos cultivando futuros gênios no parquinho tecnológico. E, daqui a cinco ou seis anos, nos trarão frutos com certeza”.

 

Foto: ACS

 

O secretário do Governo, Rogério Santos, disse que a Administração Municipal tem o desafio da inclusão social e digital. “Hoje temos 126 milhões de brasileiros conectados, ou seja, uma representação de 75%. Mas se olharmos para as classes D e E – presentes também em nossa Cidade –, o número é de 50%. Precisamos melhorar esse percentual”.

 

Rogério lembrou que a cidade já possui 70 pontos públicos de wi-fi e que vem implantando a tecnologia em vários serviços do município. Em janeiro de 2020, o Centro Integrado de Gestão de Atendimento e do Monitoramento Urbano de Santos (CCO Santos) será lançado e funcionará como um ponto central de monitoramento em tempo real integrando câmeras do sistema de monitoramento (SIM), da PM, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Samu, CET, EMTU, fiscalização da Prefeitura, concessionárias CPFL, Comgás e Sabesp.

 

“A integração de serviços sob sistema de alta tecnologia vai garantir mais agilidade no tempo de resposta às ocorrências do dia a dia da Cidade e em situações de emergência”.

 

Palestras

O gerente-geral de inovação e transformação digital da VLI Logística, Daniel Novo, e o executivo da Amazons Web Services, Paulo Cunha, contaram suas experiências tecnológicas aos estudantes e profissionais presentes.

 

“A gente na VLI acredita fortemente que o desenvolvimento do nosso setor passa pela inovação. E, estar próximo do ecossistema é importante, não só para conhecer novas tecnologias e testar, mas para fazer essa indústria evoluir”.

 

Foto: ACS

 

Ainda segundo Daniel, a VLI promove essa aproximação com os ecossistemas desenvolvendo pilotos, fomentando e ancorando algumas soluções dentro da própria companhia. “Estar aqui em Santos é importante. A VLI tem uma grande operação dentro do município e a gente acredita que todo esse desenvolvimento voltado para a logística trará grandes ideias na movimentação de carga”.

 

De acordo com o executivo da Amazon, Paulo Cunha, para colocar uma nova ideia no mercado é preciso ter parceria com empresas que consigam trazer aquilo que não você não, necessariamente, disponibiliza no seu empreendimento. “Uma empresa pode viver sozinha em um processo de inovação? A resposta é não. Ela tem que ter uma série de outras empresas que tenham acesso rápido e que consigam trazer uma ideia complementar e, consequentemente, a inovação do produto que vai colocar no mercado”.

 

Cunha destacou que a cidade de Santos é um polo importante. “Aqui temos uma congregação de universidades, tanto privadas como as públicas. Nós fazemos pesquisas em várias cidades. E Santos reúne qualidades importantes para que a gente possa estabelecer esse primeiro passo de comunicação e parceria com o município”.

 

Foto: ACS

 

Serviço

A iniciativa traz a oportunidade de discutir o tema “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Entre as atividades que serão promovidas até o dia 27, estão previstas palestras, exposições, gincanas e workshop. Toda a programação está disponível no hotsite.

 

Mais fotos:


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais