SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Embarques de soja do Brasil ganham ritmo no mês; os de milho têm recuo, diz Secex

Embarques de soja do Brasil ganham ritmo no mês; os de milho têm recuo, diz Secex


Fonte: ABTTC (23 de outubro de 2019 )

As exportações diárias de soja do Brasil em outubro aumentaram ante a média de setembro, enquanto os embarques de milho apresentaram um ritmo mais lento na mesma comparação, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), publicados nesta segunda-feira.

 

Em 14 dias úteis deste mês, o Brasil exportou 221,6 mil toneladas de soja por dia em média, versus 211,8 mil em setembro, quando as exportações atingiram ao todo 4,44 milhões de toneladas. Até o momento, em outubro, os embarques da oleaginosa somaram 3,1 milhões de toneladas.

 

Os embarques de soja do Brasil, maior exportador global, vinham decrescendo desde maio, com os embarques de milho ganhando protagonismo a partir de julho, à medida que o país escoa uma safra recorde do cereal de cerca de 100 milhões de toneladas.

 

No acumulado do ano até setembro, as exportações de soja do Brasil somaram 60,87 milhões de toneladas, enquanto o governo estima embarques anuais de 70 milhões de toneladas.

 

Em outubro, as exportações diárias de milho na primeira parte do mês somaram 276,6 mil toneladas, ante 309,6 mil toneladas em setembro, quando atingiram ao todo 6,5 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

 

Até o momento, em outubro, as exportações de milho somaram 3,9 milhões de toneladas.

 

Ainda assim, o Brasil (segundo exportador global) caminha para embarcar um recorde de 38 milhões de toneladas de milho. Até setembro, segundo os números oficiais, as exportações do grão somaram 29,75 milhões de toneladas, de acordo com números oficiais.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais