SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Evento na Hungria destaca sustentabilidade e competitividade da agropecuária brasileira

Evento na Hungria destaca sustentabilidade e competitividade da agropecuária brasileira


Fonte: Comex do Brasil (21 de outubro de 2019 )

Brasília – O presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, concluíram na última sexta-feira (18) agenda de trabalho na Hungria. Os compromissos incluíram visita a estações experimentais da instituição de pesquisa agropecuária Naik, reunião com o Ministro da Agricultura da Hungria, palestras e reuniões técnicas.

 

Os representantes brasileiros participaram do IV Fórum Hungria-América Latina. Eles aproveitaram o evento, que contou com a presença de centenas de representantes de países europeus e latino-americanos, para apresentar as características e o potencial da agricultura brasileira.

 

Na manhã de sexta-feira, durante o fórum, Fernando Camargo fez apresentação sobre gestão hídrica e irrigação no Brasil. Participaram do painel representantes da América Latina e do Instituto de Pesquisa em Irrigação e Gerenciamento de Água da Hungria.

 

À tarde, o presidente da Embrapa apresentou conferência sobre a tropicalização de cultivos e animais e a intensificação sustentável no Brasil. Um dos destaques a atrair interesse do público foi o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, que possibilita a produção de carne carbono neutro. Para Moretti, “foi uma excelente oportunidade de apresentar, no continente europeu, a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária brasileira.”

 

Estiveram presentes participaram pesquisadores e representantes de diversos segmentos. Os debates são promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores Húngaro e tem por objetivo aproximar o país das nações latino-americanas em assuntos estratégicos. Nesta edição, o tema central foi a agropecuária.

 

O presidente da Embrapa participa, a partir desta segunda-feira, de evento promovido pelo Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para Nutrição, em Windsor, na Inglaterra. O encontro vai até 23 de outubro e terá como tema principal o realinhamento de sistemas alimentares para fornecer dietas saudáveis para todos. Moretti, que é um dos membros do Painel Global, representando a Embrapa, vai estar na mesa-redonda final.

 

Em 2017, quando pela primeira vez o Brasil sediou um evento da instituição, a Embrapa, em parceria com o Painel Global, lançou a publicação “Melhoria da nutrição através do aprimoramento dos ambientes alimentares”, após Oficina sobre Sistemas Alimentares e Qualidade das Dietas, realizada em Brasília. No documento, que traz recomendações sobre medidas que afetam a dinâmica da oferta de alimentos, foram destacados os dados que reforçam os efeitos da má nutrição em todo o mundo.

 

O presidente da Embrapa participará ainda em Londres do Fórum sobre Sustentabilidade na Agropecuária, no dia 23 de outubro, evento organizado pela Embaixada do  Brasil em Londres. O fórum contará com a presença do Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira, e do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

 

(*) Com informações da Embrapa


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais