SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Área já está reservada a novo terminal

Área já está reservada a novo terminal


Fonte: Valor Econômico (21 de outubro de 2019 )

A Autoridade Portuária de Santos não vislumbra ainda a necessidade de um novo terminal de contêineres para atender a demanda do porto, mas já reserva uma área para essa finalidade, afirma Casemiro Tércio Carvalho, presidente da companhia docas. “É o plano B. O plano A é ampliar as áreas dos terminais já existentes”, afirma o executivo.

 

O novo terminal ficaria na ilha de Bagres, área localizada na margem esquerda do porto. “O arranjo geométrico de Bagres é parecido com o dos outros três grandes terminais de contêineres [Santos Brasil, DP World e BTP]. A ideia é reservar a área para contêineres, como zona estratégica de crescimento para o porto”, afirma Tércio.

 

A autoridade portuária pretende, já no ano que vem, iniciar o licenciamento ambiental e um projeto conceitual para futuros projetos na região.

 

Segundo Tércio, ainda não é possível determinar um prazo para que o terminal possa entrar em operação, em caso de real necessidade. “Precisaríamos trabalhar acesso, para que o terminal já comece com o conceito de acesso ferroviário. Mas o mais importante é que já tenho reserva de área”, afirma.

 

O plano para Bagres se insere de um planejamento mais amplo, de crescimento para o porto no longo prazo, que poderá incluir outras áreas. Desde que assumiu o comando do porto de Santos, o executivo tem buscado promover um adensamento das regiões, agrupando cada tipo de carga em zonas determinadas, com objetivo de ampliar a eficiência da operação.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais