SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Maersk pode perder a coroa de maior operadora

Maersk pode perder a coroa de maior operadora


Fonte: Portos e Navios (18 de outubro de 2019 )

A MSC está a caminho de superar a Maersk como a maior transportadora marítima em capacidade nos próximos dois anos.

 

Um novo pedido de cinco ULCVs de 23 mil TEUs ao estaleiro sul-coreano Daewoo levará a carteira de pedidos da transportadora com sede em Genebra para 16 navios e um enorme volume de 305.352 TEUs, de acordo com dados da Alphaliner.

 

Uma divulgação da Daewoo nesta semana avaliou o pedido em US $ 152 milhões por navio, com entrega dos cinco em agosto de 2021.

 

Isso levará a frota da MSC, incluindo a atual tonelagem fretada, a pouco menos de 4 milhões de TEUs. Atualmente, a frota da Maersk é de cerca de 4,2 milhões de TEUs. No entanto o número está superdimensionado, pois com a docagem de navios para a instalação de scrubbers o nível de tonelagem afretada está acima do normal.

 

A Maersk há algum tempo tem uma visão conservadora sobre pedidos e atualmente possui uma carteira de de apenas 45 mil TEUs. Há muito que deixou de ser a transportadora marítima que opera o maior porta-contêineres. A MSC é a líder atual com seu “MSC Gulsun”, de 23.765 TEUs, em serviço entre a Ásia e o norte da Europa.

 

A parceria com a Maersk na aliança 2M em janeiro de 2015 teve um crescimento orgânico mais forte para a MSC do que seu parceiro.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais