Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Orla de Santos vai ficar rosa para a conscientização sobre câncer de mama 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos (17 de outubro de 2019)

O mar rosa vai invadir a orla de Santos neste domingo (20) com a 10ª Caminhada do Outubro Rosa e a 5ª Remada Rosa. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Instituto Neo Mama, parte do Calendário Oficial do Município, em alusão ao mês de conscientização para detecção precoce do câncer de mama. A saída será às 10h do Aquário.
 
Por conta das obras da Nova Ponta da Praia, a caminhada seguirá neste ano em direção ao José Menino (ao invés do Ferry Boat) até a Avenida Almirante Cóchrane (canal 5), retornando ao Aquário. Na edição passada, cerca de 3.500 pessoas participaram da festa. A animação ficará por conta da bateria da escola de samba União Imperial, atual bicampeã do carnaval santista.
 
A camiseta do evento custa R$ 20,00 e será vendida pelo Neo Mama com 50% de desconto (R$ 10,00) na quarta (17) e quinta (18) para pessoas que assistirem à conscientização sobre o câncer de mama. A venda ocorre de quinta até sábado (19), das 14h às 20h, no lounge do shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – 2º piso – Aparecida).
 
Durante o Outubro Rosa, a Prefeitura tem promovido diversas ações de promoção da saúde e orientação nas 31 policlínicas e realizou Dia D no dia 5 de outubro, com abertura especial das unidades no sábado. A ação resultou em 612 mamografias agendadas e 625 exames preventivos de câncer de colo do útero (papanicolau) coletados, além de ter oferecido atividades como caminhadas, palestras e oficinas de beleza.
 
Unidade móvel na Praça Mauá
Desde o dia 1º, a Unidade Móvel de Mamografia atende na Praça Mauá (Centro), em frente ao Paço Municipal, numa parceria inédita entre a Prefeitura de Santos e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O atendimento do caminhão ocorre de segunda a sexta.
 
No período da manhã, das 9h às 12h, o exame pode ser feito por procura espontânea para até 11 mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos, voltado tanto para moradoras de Santos quanto de outras cidades. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de residência, Cartão SUS e informar telefone de contato. À tarde, das 13h às 16h, o exame é feito para dez pacientes de Santos agendadas pela Central de Regulação de Vagas do Município. A previsão é de que o caminhão realize até 1.300 exames de outubro a dezembro.