Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Nova linha para Espanha e Itália começa a operar no Porto do Pecém

Fonte: Portos do Ceará (14 de outubro de 2019)

Na operação serão exportadas para a Europa frutas produzidas no Ceará e em outros estados da região nordeste


A partir da segunda-feira (23/09) o Porto do Pecém passa a ter conexão direta com o porto de Valência, na Espanha. Isso porque teve início hoje a operação da nova linha Mediterrâneo da MSC – Mediterranean Shipping Company, empresa especializada no transporte marítimo de contêineres.
 
Para receber o navio MSC Antigua uma operação inédita de boas vindas foi preparada por rebocadores da Wilson Sons. Jatos d´agua foram jogados na chegada do navio ao terminal de múltiplas utilidades (TMUT) do Porto do Pecém.
 
“Um dia de celebração, pois estamos muito felizes em trazermos essa nova rota para atrair mais cargas para o Porto do Pecém. E assim estimularmos o mercado no segmento das frutas”, disse Daniel Soares – Gerente da filial MSC Fortaleza.
 
A nova rota vem para suprir a demanda crescente dos fruticultores que exportam parte da produção para países da Europa. Principalmente o melão, produzido no Ceará e no Rio Grande do Norte; e a manga e a uva, produzidas no Vale do Rio São Francisco. O embarque dos contêineres foi feito pela operadora APM Terminals e durou aproximadamente cinco horas.
 
“Estamos constantemente participando de grandes operações e crescendo com toda essa demanda aqui no Porto do Pecém, por isso acomodar um navio com essas dimensões é uma honra pra gente”, disse André Magalhães – Gerente Comercial APM Terminals
 
O navio MSC Antigua tem 299,18 metros de comprimento e capacidade de armazenar até 8.886 contêineres. E cada contêiner refrigerado pode conservar até 25 toneladas de frutas.
 
“Esse é um serviço muito bom, especialmente para as exportações brasileiras. Por isso é um prazer para nossa equipe operar aqui, onde eu posso ver que há uma equipe profissional de alto nível trabalhando num porto seguro e moderno”, disse Fedir Sukhobrus – Comandante do navio MSC Antigua.
 
A nova linha de navegação para portos do mediterrâneo cumprirá a seguinte rota:

  • Valência (9 dias);
  • Barcelona (11 dias);
  • Genova (13 dias);
  • Livorno (15 dias);
  • Gioia Tauro (16 dias).

 
O comandante do navio e o gerente da filial MSC Fortaleza foram homenageados com placas comemorativas especialmente preparadas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
 

“É um navio que sai do Pecém com frutas produzidas no Ceará e em outros estados do nordeste brasileiro em direção a portos da Espanha e da Itália. Com isso abrem se mais espaços para as nossas frutas e assim nossos fruticultores podem gerar mais emprego e renda”, disse Danilo Serpa – Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 
Somente na safra 2018/2019 foram transportados pela MSC dois mil contêineres de frutas frescas a partir do Porto do Pecém. Além da nova linha para o mediterrâneo, seguem em operação regular linhas de navegação para Estados Unidos e Norte da Europa. A exportação da safra de frutas 2019/2020 segue até fevereiro do próximo ano.