SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Viaduto da Nova Entrada de Santos atinge quase 60% da concretagem

Viaduto da Nova Entrada de Santos atinge quase 60% da concretagem


Fonte: Prefeitura Municipal de Santos (11 de outubro de 2019 )
Foto: Rogério Bomfim

O viaduto da entrada de Santos já tem 57,5% da totalidade de concretagem concluída. Nesta quinta-feira (10), um trecho de mais 40 metros da descida do elevado, do lado da Avenida Nossa Senhora de Fátima, sentido Centro/Zona Noroeste, foi concretado.

 

Cerca de 30 funcionários realizaram a concretagem da segunda laje do caixão perdido, que recebeu 53 metros cúbicos de concreto, o equivalente a cinco caminhões betoneira.

 

O caixão perdido é a parte central extensa do viaduto que permanece vazia – apenas com algumas colunas – mesmo após ser coberta pela laje que será a pista por onde passarão os carros. “Visualmente é semelhante a um cálice e tem paredes laterais curvas e extensas, formando um grande vão no meio”, explica o coordenador de Produção da Terracom, engenheiro Fernando Soares Salvador.

 

O trabalho foi finalizado em seis horas e o método utilizado foi o de bomba lança. Desta forma, o caminhão fica estacionado na obra e leva o concreto até o local dos trabalhos através de uma tubulação móvel acionada pelo bombista (funcionário que comanda uma máquina que aciona o concreto na mangueira).

 

“Esse tipo de intervenção agiliza a concretagem facilitando as ações dos funcionários, pois estando numa altura de cerca de sete metros do chão, como é o caso aqui, o concreto chega rapidamente ao local e pode ser diretamente aplicado na estrutura”, afirmou o engenheiro Salvador.

 

PRAZO

O viaduto que está sendo construído no encontro das Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste, e integra o Programa Nova Entrada de Santos, ficará pronto em julho de 2020.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais