SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Evento em SP discute papel das empresas na promoção da igualdade de gênero

Evento em SP discute papel das empresas na promoção da igualdade de gênero


Fonte: ONU (10 de outubro de 2019 )
Mercados, empresas, empreendimentos, associações, cooperativas e entidades produtivas são determinantes para a inclusão do enfoque de gênero no desenvolvimento sustentável. Foto: ONU Mulheres

ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), União Europeia (UE) e empresas de diferentes setores reúnem-se na terça (8) e quarta-feira (9) em São Paulo (SP) no Fórum WEPs 2019, cujo objetivo é promover debates sobre empoderamento econômico das mulheres e o papel das empresas na promoção da igualdade de gênero.

 

O evento acontece no âmbito do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, uma iniciativa realizada por ONU Mulheres e OIT em parceria e com o financiamento da União Europeia em seis países — Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai. As atividades acontecerão das 9h às 18h30 no Espaço de Eventos Villa Blue Tree.

 

O objetivo do Fórum WEPS 2019 é incentivar um modelo sustentável de participação do setor privado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da discussão de avanços, desafios e boas práticas de negócios para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento econômico das mulheres nas empresas, em suas cadeias de valor e nas comunidades onde operam.

 

A abertura do Fórum WEPs 2019 será feita pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio; pela diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, Maria-Noel Vaeza; e pelo secretário-executivo da Rede Brasileira do Pacto Global, Carlo Pereira. Entre as autoridades presentes, estarão a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e o diretor da OIT no Brasil, Martin Hann.

 

Ao longo do encontro, serão apresentados painéis por CEOs de empresas signatárias dos WEPs, além de outras companhias, organizações e empresárias aliadas ao “Programa-Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios” em Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.

 

O encontro abordará temas como igualdade salarial; licença parental; acesso a crédito; eliminação de estereótipos de gênero na publicidade; entre outros.

 

WEPs é a sigla em inglês para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa de ONU Mulheres e Pacto Global da ONU que orienta as empresas no caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres. Conta com mais de 2.400 adesões, sendo 257 apenas no Brasil – terceiro lugar no ranking global em termos de número de adesões. Os WEPs são a plataforma guiadora do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”.

 

Destaques da Programação Fórum WEPs 2019

O primeiro dia do Fórum WEPs 2019, na terça-feira (8), começará com um painel sobre o “Apoio da alta gestão para a igualdade de gênero e direitos humanos”, no qual será discutido o papel das empresas no aumento da representação de mulheres em cargos de alta gerência e fortalecimento do compromisso dos homens com o empoderamento econômico das mulheres.

 

Ainda no dia 8, a especialista em Empoderamento Econômico das Mulheres do Escritório Regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Raquel Coello, apresentará a ferramenta de Diagnóstico de Igualdade de Remuneração (DIR), criada pela ONU Mulheres.

 

Este mecanismo permite que organizações avaliem se o princípio da igualdade de remuneração, por realizar um trabalho de igual valor, está sendo respeitado e identifiquem práticas que possam promover a igualdade de gênero no ambiente do trabalho.

 

Outros destaques do primeiro dia de evento serão painéis que abordem estratégias de comunicação e marketing com foco em gênero, eliminando estereótipos e contribuindo com um ambiente mais inclusivo e plural, e o desenvolvimento das ofertas nas compras e no empreendimento de mulheres.

 

No segundo dia do Fórum WEPs 2019, quarta-feira (9), as apresentações abordarão temas como soluções com perspectiva de gênero para as barreiras de empréstimos e créditos e os desafios para que as mulheres exportem.

 

A especialista em Investimentos de Impacto e Financeiro Inovador da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Gabriela Rosero, apresentará as conclusões do “Diagnóstico de situação sobre mecanismos de investimento e financiamento com enfoque de gênero”. Além disso, o segundo dia de evento promoverá os painéis “Políticas de tolerância zero contra todas as formas de violência no trabalho” e “Licenças parentais e apoio a atividades de trabalho não remuneradas”.

 

O Fórum WEPS 2019 se encerrará com um convite para que as empresas continuem desempenhando um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento econômico das mulheres por meio da implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

 

Toda a programação contará com a reunião de representantes da alta liderança de empresas, de instituições e de organizações nacionais e internacionais.

 

O Fórum WEPs 2019 terá tradução simultânea em Libras e será transmitido ao vivo pelo link: www.premioeforumweps2019.com.br.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais