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BR do Mar é tema de evento realizado pela Agência iNFRA


Fonte: Ministério da Infraestrutura (3 de outubro de 2019 )

Como o Brasil vai desenvolver o BR do Mar? O programa a ser lançado, em breve, pelo Ministério da Infraestrutura, dedicado ao estímulo à navegação de cabotagem, foi o ponto central do evento realizado pela Agência iNFRA, nesta terça-feira (01), em Brasília. O diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da pasta, Dino Antunes, participou dos debates em duas ocasiões: na mesa de abertura, representando o secretário-executivo do ministério, Marcelo Sampaio, e na mesa “Pacote cabotagem, como o Brasil vai transformar sua navegação?”.

 

Em suas palavras iniciais, Antunes ressaltou a atual missão do ministério para priorização da cabotagem. “Essa ordem nos foi dada em janeiro, quando o ministro Tarcísio Gomes de Freitas assumiu a pasta. Imediatamente, criamos o Departamento de Navegação e Hidrovias, que não existia”, explicou. Desde então, o Programa BR do Mar, que tem o objetivo de aumentar a oferta, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos, vem sendo desenhado. No total, o governo já realizou mais de cem reuniões com autoridades, usuários, armadores, representantes da construção naval e sindicatos marítimos para debater a proposta.

 

Já no painel específico sobre o tema, Antunes lembrou a origem do nome do programa. “Optamos por BR do Mar porque não é somente um fomento à navegação, mas, sim, uma alternativa logística à rodovia. Vale ressaltar, entretanto, que nosso interesse é desenvolver a cabotagem de forma perene. Por isso não se trata de concorrência”, disse. Uma das metas do programa é duplicar, ou até mesmo triplicar, a movimentação de cargas por esse tipo de transporte, até 2022. “Estudamos o mercado e pensamos em operações especiais de incentivo à consolidação da frota, além de instrumentos diferenciados para cada tipo de cabotagem.”

 

Cabotagem – A cabotagem é o transporte de cargas entre portos brasileiros na costa marítima. Atualmente, ocupa 11% do volume movimentado no país. Somente em 2018, 163 milhões de toneladas foram transportadas por esse tipo de transporte. Dentro do mercado de carga geral e de contêineres, por exemplo, o setor registrou crescimento de 12% nos últimos dez anos. O BR do Mar é tido como uma alternativa logística, sobretudo para operações de longa distância, na distribuição das cargas nos portos nacionais.


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