SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Outubro Rosa: caminhão de mamografia fará exames na Praça Mauá a partir desta terça-feira

Outubro Rosa: caminhão de mamografia fará exames na Praça Mauá a partir desta terça-feira


Fonte: Prefeitura Municipal de Santos (1 de outubro de 2019 )

A programação do Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção do câncer de mama – começa em Santos nesta terça (1°) com a realização de exames na Unidade Móvel de Mamografia, estacionada na Praça Mauá (Centro Histórico). O caminhão ficará na Cidade até 30 de dezembro, numa parceria inédita entre a Prefeitura de Santos e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, sem custos ao Município, com capacidade para realizar até 1,3 mil exames.

 

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta. No período da manhã, das 9h às 12h, o exame poderá ser feito para até 11 mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos. Serão atendidas mulheres de Santos e outras cidades. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de residência, Cartão SUS e informar número de telefone.

 

Já no período da tarde, das 13h às 16h, o exame será feito para 10 pacientes de Santos agendadas pela Central de Regulação de Vagas do Município, incluindo mulheres com mais de 40 anos com exame clínico prévio com alteração, seguindo as recomendações do Inca (Instituto Nacional do Câncer). A unidade móvel tem capacidade para fazer  21 exames por dia.

 

RESULTADOS

Os resultados ficarão prontos em até 10 dias. No caso das moradoras de Santos, elas serão contatadas pela Secretaria de Saúde para consultas de orientação no Instituto da Mulher e Gestante ou nas policlínicas, sendo direcionadas para novos exames e início de tratamento quando preciso. Já os resultados das moradoras das demais cidades serão repassados aos serviços de saúde dos municípios de origem.

 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, e o que mais mata. Por ano, são quase 60 mil novos casos da doença no Brasil, com 14 mil mortes. “Quando descoberto no início, há cura em 95% dos casos. Por isso, é muito importante facilitar o acesso das mulheres para a realização do exame”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

 

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça (1º), às 11h, será realizado o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa 2019 em Santos, no salão nobre da Prefeitura. Na ocasião, será divulgada a programação completa na Cidade, como a iluminação de prédios e monumentos e as atividades de prevenção e conscientização nas unidades de saúde e espaços públicos.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais