SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Terminais realizam pela primeira vez três abastecimentos em simultâneo

Terminais realizam pela primeira vez três abastecimentos em simultâneo


Fonte: Portos de Portugal (30 de setembro de 2019 )

Esta semana, e pela primeira vez no Porto de Lisboa, aconteceram três abastecimentos em simultâneo a navios: Maria, Hercules 500 e Angelina The Great N, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática (fundeadouro do quadro central do Porto de Lisboa).

 

A escala técnica de entrada de navios em porto para abastecimento de combustíveis, habitualmente designado como “Bancas”, tem registado um crescimento exponencial, desde 2011, no Porto de Lisboa.

 

Tendo o ano de 2011 como referência, com 92 abastecimentos, assistimos a um crescimento de 20% para 2014, ano com 113 abastecimentos, de 30% de 2014 para 2016, ano em que foram realizados 162 abastecimentos e de 38% de 2016 para 2018, com 262 abastecimentos realizados no Porto de Lisboa.

 

Entre janeiro e agosto de 2019 foram já efetuados 194 abastecimentos, prometendo assim terminar este ano superando os valores de 2018.

 

Os três navios, de tipologia distinta (carga geral multi deck, navio tanque e navio graneleiro, respetivamente), abasteceram no Porto de Lisboa e continuaram a sua viagem para o porto de Gibraltar, em Espanha (Maria, Hercules 500) e para o porto de Tampa, nos EUA (Angelina The Great N).


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais