SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Porto do Mucuripe inicia embarque de frutas para a Europa; melão e melancia são destaques

Porto do Mucuripe inicia embarque de frutas para a Europa; melão e melancia são destaques


Fonte: Diário do Nordeste (25 de setembro de 2019 )
De acordo com a CDC, a operação envolveu aproximadamente 25 pessoas

Porto do Mucuripe, em Fortaleza, iniciou nessa quinta-feira (19) o embarque da safra de frutas 2019-2020. Segundo a Companhia Docas do Ceará (CDC), que administra o Porto, duas operações simultâneas fizeram o carregamento de melão, melancia, manga, banana e uva, produzidas no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

 

O navio Marfret Guyane seguiu nesta sexta-feira (20) para Natal (RN), que após esta escala toma a rota da França, com paradas na Espanha, Holanda e Inglaterra. Já o navio CMA CGM Fort Ste Marie segue direto para Londres por meio do serviço UK Express.

Com duração de 18 dias até a França e um total de 42 dias para atracar novamente no Porto de Fortaleza, o navio Marfret Guyane completa a carga de frutas em Natal. Já o CMA CGM Fort Ste Marie fez um carregamento de 660 contêineres para Londres, numa viagem de 10 dias, de onde seguirão as frutas da região Nordeste para a Holanda.

 

De acordo com a CDC, a operação envolveu aproximadamente 25 pessoas. Cada contêiner tem capacidade para 29 toneladas de frutas e a média transportada em cada contêiner é de 25 toneladas. Por meio dessas duas embarcações, o Porto de Fortaleza movimentou 1.794 contêineres.

 

As negociações desta primeira remessa de frutas para o exterior foram acertadas em reunião com o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará, Miguel Andrade, e Sérgio Gomes (Reeferbras), Marcos Aragão (Progeco Fortaleza), Sérgio Henrique (Progeco do Brasil) e Flaviano Nobre (BF Fortship), no último mês de agosto.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais