SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Governo do Equador promove investimentos em infraestrutura e equipamentos em cinco portos

Governo do Equador promove investimentos em infraestrutura e equipamentos em cinco portos


Fonte: Mundo Marítimo (25 de setembro de 2019 )

Com um investimento de aproximadamente US $ 461 milhões, o Governo do Equador, por meio do Ministério de Transportes e Obras Públicas (MTOP), promove obras executadas nos 5 portos implantados na costa do Oceano Pacífico do país sul-americano: Manta, Guayaquil, Puerto Bolívar, Esmeraldas e Posorja.

 

No caso da Emerald Port Authority (APE), há um investimento aproximado de US $ 26 milhões para a extensão de 139 metros do píer 3, manutenção corretiva dos píeres 2 e 3, construção de pátios para armazenamento de veículos e contêineres.

 

Quanto à Autoridade Portuária de Manta para alcançar a reabilitação abrangente do Terminal de Pesca e Cabotagem, o Governo Nacional investe US $ 24,5 milhões na construção de dois cais de pesca, com 225 metros de comprimento e 30 metros de comprimento. ampla cada uma, beneficiando diretamente o setor pesqueiro e produtivo da cidade e da região, o que aumentará sua competitividade e eficácia no momento do carregamento e descarregamento.

 

Por sua vez, o Terminal Portuário de Manta (TPM), responsável pela administração dos terminais internacionais daquela cidade, investiu na aquisição de guindastes, ampliação de pátios e construção de instalações para a polícia antinarcóticos.

 

Cabe mencionar que a empresa delegada conseguiu retomar o movimento de carga em contêiner no porto, planejando mobilizar cerca de 150 TEUs por semana.

 

No caso de Puerto Bolívar, com um investimento de US $ 7,90 milhões, chegaram 2 guindastes móveis de última geração, adquiridos pela concessionária YILPORTECU SA, com o objetivo de proporcionar facilidade e rapidez na recepção de contêineres de grande escala.

 

A aquisição desses guindastes móveis faz parte do investimento realizado na primeira fase da concessão, que inclui o novo terminal de contêineres de Puerto Bolívar (doca 6).

 

Além disso, considera a construção de 450 metros de linha de atracação, que culminará em 2021.

 

Guayaquil e Posorja

A Autoridade Portuária de Guayaquil conta com a mobilização de 85% das transações do comércio internacional do Equador. Esse importante marco é o trabalho conjunto entre o Estado e o Município de Guayaquil, que através de um contrato realiza a dragagem do aprofundamento do canal de acesso aos terminais marítimos e fluviais, portuários públicos e privados de Guayaquil, incluindo sua manutenção e operação.

 

Com essas obras em que serão investidos US $ 100 milhões, a profundidade do canal deverá aumentar de 9,75 para 12,50 metros.

 

Segundo o MTOP, o porto de Posorja colocará o Equador em pé de igualdade com o crescimento do porto que está se desenvolvendo na região e no mundo. Prova disso é o sistema de sinalização náutica que permite o acesso ao canal de acesso com rapidez e segurança dos navios ao terminal, o primeiro a ser implementado na costa do Pacífico.

 

Os portos de Guayaquil e Posorja serão monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana, através do primeiro Sistema de Tráfego Marítimo (VTS) que será operado pelo APG.

 

O governo do Equador procura transformar os portos em um polo de desenvolvimento global; assim, em 2018, o Sistema Portuário mobilizou 2,2 milhões de TEUS, enquanto este ano deverá aumentar esse valor.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais