Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Minério de ferro recua 2,43% nesta terça-feira

Fonte: Money Times (24 de setembro de 2019)

Minério de ferro nesta terça-feira em queda na bolsa de Dalian (Imagem: Bloomberg)


A jornada desta terça-feira teve como característica uma importante queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, negociados na bolsa de mercadorias de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para janeiro de 2020, fechou o dia a 622,50 iuanes por tonelada. Em relação ao valor de liquidação da véspera, 638,00 iuanes/t, a queda foi de 2,43%, ou de 15,50 iuanes.
 
Em sentido oposto, a sessão foi marcada por ganhos em grande parte dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato mais líquido, com entrega para o próximo mês de janeiro, somou 23 iuanes para 3.477 iuanes por tonelada. Já o segundo em volume, de maio de 2020, avançou 24 iuanes para 3.292 iuanes por tonelada.
 
Os mercados de ações da China subiram na terça-feira, quando os formuladores de políticas prometeram medidas adicionais para reforçar a desaceleração da economia, mas as incertezas persistentes nas negociações comerciais EUA-China limitaram os ganhos.
 
Os investidores chineses estão otimistas com as perspectivas de mais estímulos fiscais, depois que Ning Jizhe, vice-presidente da organização estatal, disse em entrevista coletiva em Pequim que a China intensificaria os esforços para estabilizar o crescimento econômico.
 
Mas o otimismo foi moderado pela reiteração do banco central de que a política monetária permanecerá prudente. Yi Gang, presidente do Banco Popular da China, disse na mesma conferência que as autoridades não têm pressa de tomar grandes medidas de flexibilização de políticas para lidar com a pressão descendente sobre a economia.
 
“O certo é que são necessárias medidas mais flexíveis e anticíclicas”, disse Yang Hongxun, analista de Xangai na consultoria de investimentos Shandong Shenguang. “Seria uma boa notícia para ativos como ações.”
 
As incertezas em torno das negociações comerciais sino-americanas também pesaram no mercado.
 
O cancelamento de uma viagem planejada pelas autoridades chinesas para as regiões agrícolas dos EUA após as negociações comerciais na semana passada foi originalmente interrompido como um sinal sinistro nas negociações, mas o secretário do Tesouro Steven Mnuchin disse que a viagem foi adiada a pedido do governo para evitar confusão sobre o assunto.
 
Enquanto isso, como sinal da boa vontade de Pequim antes das negociações de alto escalão no início de outubro, os importadores chineses compraram cerca de 10 carregamentos de soja nos EUA na segunda-feira, após negociações comerciais em Washington na semana passada.