SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Encontro de controladores de VTS do Brasil

Encontro de controladores de VTS do Brasil


Fonte: CODESA (23 de setembro de 2019 )

O Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) realizou, no dia 13 de setembro, a 1ª Reunião Funcional para Gerentes de VTS (Vessel Traffic Service), que contou com a presença de representantes dos VTS em operação no Brasil (Vitória e Porto do Açu), além de representantes dos futuros VTS Rio de Janeiro e Santos, ainda em processo de implantação. O coordenador do VTS da CODESA, Agostinho Sobral Sampaio, representou o Porto de Vitória, o primeiro porto público do país a contar com o sistema.

 

Durante o evento, foram tratados assuntos relativos à normatização, operação, aos custos, ao recrutamento e ao treinamento de pessoal, com o objetivo de nivelar conhecimentos sobre o assunto e contribuir para busca de soluções conjuntas que atendam as demandas da Autoridade Marítima, gestores e usuários do serviço.

 

O VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.

 

No Brasil, as atribuições de normatizar, homologar o funcionamento e fiscalizar o serviço prestado pelos VTS são da Autoridade Marítima, sendo a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) o agente responsável por emitir os atos administrativos pertinentes, assessorado pelo CAMR. O conjunto de regras, que regula as ações referentes ao VTS, consta das “Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Tráfego de Embarcações” (NORMAM-26/DHN 3ª Revisão).

 

O CAMR fica no Rio de Janeiro.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais