SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Documentário produzido por alunos de escola municipal aborda a história de Santos

Documentário produzido por alunos de escola municipal aborda a história de Santos


Fonte: Prefeitura Municipal de Santos (23 de setembro de 2019 )
Os alunos montaram o roteiro e fizeram as entrevistas. Foto: Reprodução

Um verdadeiro passeio pela história de Santos. Este é o conteúdo de um documentário produzido por alunos do 4º ano da escola municipal Gota de Leite.

 

Em 22 minutos, a produção ‘Santos na história do Brasil’ aborda a fundação da Cidade, engenho de açúcar, ciclo de café, abolição dos escravos, Porto, o patriarca da independência José Bonifácio, e as obras de Benedito Calixto.

 

Todas as gravações foram realizadas com o celular. O documentário pode ser conferido no You Tube.

 

Nesta quinta-feira (19), os estudantes do período matutino da escola assistiram ao documentário no auditório do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

 

PRODUÇÃO

Os alunos realizaram pesquisas, montaram o roteiro do documentário e das entrevistas e fizeram estudo do meio no Centro Histórico. Também entrevistaram alguns funcionários da escola, que falaram sobre a relação deles com a Cidade.

 

A aluna Flávia Santos Silva, 9, disse que o projeto foi muito bom. “Gostei de fazer as entrevistas e aprendi demais”. Lohanny Pereira Silva dos Santos, 9, disse que o melhor foi aprender enquanto faziam o documentário. “A tia Lu também nos mostrou como é ser um jornalista e, se um dia quisermos seguir a carreira, já saberemos como funciona”. Luísa Djrdjrjan Santos, 9, achou bem interessante. “Aprendemos a história de uma forma diferente”.

 

O trabalho foi realizado no primeiro semestre do ano, dentro do projeto ‘Repórter mirim – Santos na História do Brasil’, da professora Luanna Duarte. Contou ainda com a participação de outros profissionais como a historiadora e professora responsável pelos projetos de história da Secretaria de Educação, Adriana Negreiros, o coordenador de documentos permanentes da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Nelson Dias, que também é pai de uma das alunas, e a orientadora educacional da unidade, Débora Marreiro.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais