‘Dia Mundial da Limpeza’ recolhe 296 kg de lixo no litoral de SP

O ‘Dia Mundial da Limpeza’, organizado pela Marinha do Brasil (MB) – por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) -, em parceria com as prefeituras da Baixada Santista, recolheu 296 kg de resíduos nas praias e mares da região. Centenas de pessoas participaram da ação no sábado (21).
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação voluntária anual que propõe o recolhimento, identificação e quantificação de lixo depositado nos rios, mangues, parques e praias como forma de despertar e alertar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos em ambientes naturais.
Neste ano, Militares da CPSP e voluntários do Projeto Navega São Paulo, do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do 13° Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso e do 55º Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo, realizaram a coleta de lixo no mangue da entrada do Canal de Bertioga, no estuário do Porto de Santos e nas praias da cidade.
“Eu acho que o evento atingiu plenamente o seu objetivo de sensibilizar as pessoas sobre preservar nossas águas, evitarmos jogar lixo nas águas para que isso não atinja o mar e prejudique o Meio Ambiente. Houve uma participação muito grande de jovens e isso é fundamental para sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental”, explicou o Capitão de Mar e Guerra Daniel Américo Rosa Menezes.
No total foram recolhidos 296 quilos de resíduos. Desses, 11 kg de bitucas de cigarro, 5 kg de plástico, 12 kg de madeira e 268 kg de resíduos diversos. Todo o material foi separado, classificado e encaminhado para uma destinação adequada.

“É um lixo que a gente joga na rua, isso é levado pela chuva e acaba se depositando no mar e é uma pena. O evento serviu para isso, para que as pessoas tomem consciência”, concluiu.
Dia Mundial da Limpeza
Sempre no dia 21 de setembro, mais de 150 países voluntários e parceiros participam da maior ação cívica mundial com ações de limpeza para diminuir os resíduos no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado.
Além de sensibilizar munícipes e turistas, a oportunidade cria novas ações para a preservação ambiental do planeta. O Clean Up Day é um movimento que começou na Estônia e se espalhou pelo mundo, reunindo organizações de todos os setores sociais. Em Santos, no ano passado, o evento reuniu mais 800 voluntários.
Mais lidas
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
Há oportunidades para ensino médio, técnico, superior, estágios e exclusivas para PCD
O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]