SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Conheça o Porto: Os vários tipos de navios

Conheça o Porto: Os vários tipos de navios


Fonte: A Tribuna (23 de setembro de 2019 )
Navio porta contêiner é um dos tipos do navio cargueiro (Carlos Nogueira/AT)

Os navios atracam diariamente nos portos brasileiros para o desembarque ou o embarque de cargas ou passageiros. Dependendo da operação, a embarcação muda, se diferenciando no tamanho, na estrutura e na utilização.

 

No Porto de Santos, o navio mais comum é o cargueiro, que transporta diversos tipos de mercadorias (podendo ser chamado de navio de carga). Suas características mudam conforme o produto transportado.

 

Há o graneleiro, que leva cargas a granel sólidas, como grãos, farelo de soja, milho, fertilizantes e sal. Tradicionalmente, é uma embarcação com porões sem divisões em deques.

 

Os que transportam granéis líquidos, como suco, petróleo, etanol, gasolina e óleos vegetais, são denominados navios-tanque – a carga vai em megatanques instalados no interior das embarcações. Especificamente os que levam petróleo são chamados de petroleiros.

 

Para movimentar contêineres, há os porta-contêineres. Em sua maioria, contam com estruturas de fixação para as caixas metálicas.

 

Além dos navios de carga, atracam no Porto de Santos embarcações específicas para passageiros em viagens turísticas. São os navios de cruzeiro, verdadeiros hotéis flutuantes.

 

O cais santista ainda recebe navios militares (preparados para o combate) e os de pesquisa, como os oceanográficos, além de barcaças (para os serviços de abastecimento de combustível e água).

 

No canal do Porto, também trafegam embarcações para o transporte de passageiros entre as cidades da região, como balsas, barcas e catraias.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais